JORNALONLINE
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

PORTUGAL NA LIDERANÇA DA DETEÇÃO PRECOCE DO CANCRO DO OVÁRIO

Portugal vai desempenhar um papel de liderança num novo projeto europeu para a deteção precoce do cancro do ovário, o mais letal dos cancros ginecológicos. O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que anunciou a iniciativa esta segunda-feira, irá coordenar toda a parte clínica do projeto e receberá 1,3 milhões de euros para validar novas e promissoras ferramentas de diagnóstico.

Lançado em Atenas, o projeto reúne 28 parceiros de 12 países e tem um orçamento global de 13,2 milhões de euros, financiado por fundos comunitários. O objetivo, segundo o IPO, é “fechar as lacunas hoje existentes na abordagem ao cancro de ovário hereditário”, através de uma avaliação de risco mais avançada e de novas estratégias de deteção.

A necessidade de novas ferramentas é urgente. Em Portugal, são diagnosticados cerca de 570 novos casos de cancro do ovário por ano, a maioria já em estádios avançados, o que resulta em baixas taxas de sobrevivência. “A deteção tardia […] continua a ser um obstáculo”, assinala o IPO.

O nosso país será um dos cinco centros europeus onde serão validadas as novas tecnologias de deteção, descritas como “altamente precisas e fáceis de usar”. A diretora de Oncologia Médica do IPO e coordenadora clínica do projeto, Fátima Vaz, destacou que a iniciativa é “vital” para avaliar e generalizar o acesso a métodos de diagnóstico precoce para mulheres em risco.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DISPAROU 30% DURANTE O MUNDIAL 2026

Jornal Online

MILHÃO DE CHAMADAS PARA O SNS 24 AGUARDAM MAIS DE MEIA HORA

Jornal Online

MACEDO DE CAVALEIROS: BEBÉ NASCE EM AMBULÂNCIA NA A4

Jornal Online

LINHA SNS 24 PREVÊ ATINGIR SETE MILHÕES DE CHAMADAS ESTE ANO

Jornal Online

ASSÉDIO LABORAL: HÁ MAIS DENÚNCIAS E AS MULHERES SÃO MAIS AFETADAS

Jornal Online

VILA REAL: ANIVERSÁRIO ANALISA CINCO DÉCADAS DE EVOLUÇÃO NO PODER LOCAL

Jornal Online

Deixe um comentário