JORNALONLINE
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

SAÚDE: HÁ UMA NOVA ESPERANÇA PARA DOENÇA DOS PEZINHOS

Uma investigação liderada no i3S, no Porto, descobriu um novo alvo terapêutico que pode revolucionar o tratamento da Doença dos Pezinhos, abrindo “novas perspetivas para terapias capazes de travar a progressão da doença antes que o dano nervoso se torne irreversível”. O estudo, publicado na prestigiada revista Cell Reports, foca-se na proteção direta das células nervosas.

A Doença dos Pezinhos é causada pela acumulação da proteína transtirretina (TTR) alterada nos nervos periféricos, levando à perda de sensibilidade e força muscular. As terapias atuais visam, sobretudo, reduzir estes depósitos. No entanto, a equipa liderada por Márcia Liz (agora no ICBAS) descobriu que, antes mesmo de os nervos degenerarem, ocorrem alterações na sua estrutura interna, nomeadamente no “esqueleto” da célula (citoesqueleto), associadas a uma ativação excessiva da proteína Rac1.

“Decidimos então bloquear a atividade da Rac1 e verificámos que as células nervosas ficaram protegidas”, explica a investigadora. Esta abordagem, que visa “controlar a atividade da proteína Rac1”, pode assim prevenir a disfunção neuronal e evitar a degeneração, complementando as terapias já existentes. A descoberta foi reforçada pela identificação de uma variação genética que protege doentes com formas tardias da doença, precisamente por reduzir a atividade da Rac1.

Esta investigação ganha particular relevância em Portugal, país onde se concentra quase metade dos casos europeus desta doença rara. Os resultados abrem agora caminho a “futuros estudos pré-clínicos”, com o objetivo de desenvolver terapias que melhorem a qualidade de vida dos doentes.


Versão Rádio:


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

MILHÃO DE CHAMADAS PARA O SNS 24 AGUARDAM MAIS DE MEIA HORA

Jornal Online

MACEDO DE CAVALEIROS: BEBÉ NASCE EM AMBULÂNCIA NA A4

Jornal Online

LINHA SNS 24 PREVÊ ATINGIR SETE MILHÕES DE CHAMADAS ESTE ANO

Jornal Online

VILA REAL: ANIVERSÁRIO ANALISA CINCO DÉCADAS DE EVOLUÇÃO NO PODER LOCAL

Jornal Online

MIOPIA AFETA MAIS DE 45 POR CENTO DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Jornal Online

CCDR NORTE APRESENTA FINANCIAMENTO EUROPEU DO PROJETO SYSTEMEU

Jornal Online

Deixe um comentário