REGIÕES
BRAGANÇA: A “TERRA NATAL E DE SONHOS” CHEGA MAIS CEDO
O município antecipa o arranque da época natalícia, acendendo a iluminação de Natal já esta sexta-feira, 21 de novembro. A presidente Isabel Ferreira justifica a decisão para que “toda a gente” possa “usufruir” do espírito natalício. O investimento nas luzes (131 mil euros) e na “Terra Natal e de Sonhos” (336 mil euros) ultrapassa os 460 mil euros. A autarca já anunciou que, para o próximo ano, a Praça Camões será libertada e o evento será descentralizado.
As luzes de Natal em Bragança vão acender-se já na próxima sexta-feira, 21 de novembro, mais cedo do que o habitual, num investimento de 130.950 euros. A “Terra Natal e de Sonhos” regressa à Praça Camões no dia 29 de novembro, com a tradicional pista de gelo e uma novidade: um comboio de Natal.
Nos últimos anos, a iluminação só era ligada a 1 de dezembro, coincidindo com a abertura do evento. A nova presidente da câmara, Isabel Ferreira, explicou a antecipação “Considerou este executivo que era importante que as pessoas usufruíssem […]. É bonito, traz o espírito natalício e, portanto, é ligar o mais cedo possível”, disse a nova autarca a “jornalistas selecionados” ficando importantes questões por esclarecer.
O investimento nas luzes (um aumento de 3,31%) foi contratualizado pelo anterior executivo. Isabel Ferreira adiantou que, para 2026, planeia alargar a iluminação a mais artérias comerciais, como a Avenida Brigadeiro Sarmento, algo que “já não foi possível” alterar este ano.
A 11ª edição da “Terra Natal e de Sonhos” arranca a 29 de novembro, com a chegada do Pai Natal às 16h45, e dura até 6 de janeiro. A pista de gelo de 350 m² e a rampa de 40 metros mantêm-se como as principais atrações. A grande novidade é um comboio de Natal que, de segunda a sexta (18h-19h), transportará os visitantes pelas ruas iluminadas até à Praça Camões.
O evento, que no ano passado atraiu 38 mil pessoas à pista de gelo, custa este ano quase 336 mil euros (+13,8%) e inclui carrosséis, tasquinhas, workshops e exposições. Isabel Ferreira considera o evento “bem-sucedido”, mas anunciou mudanças para o futuro: a Praça Camões será usada para novos projetos e a “Terra Natal” será descentralizada. “Uma das melhorias que queremos fazer é tentar […] levar esta terra Natal a muitos pontos da cidade”, avançou.
Está também confirmada a Passagem de Ano, pelo segundo ano consecutivo, ao ar livre na Praça da Sé, com os DJs Sara Santini e Dilcio, num investimento de 25 mil euros.
Versão Rádio:




