JORNALONLINE
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

CIENTISTAS CRIAM FUNGO SUSTENTÁVEL E MAIS NUTRITIVO QUE A PROTEÍNA ANIMAL

Uma equipa de cientistas conseguiu tornar mais sustentável e eficiente a produção de um fungo com sabor a carne, o Fusarium venenatum, posicionando-o como uma alternativa robusta à proteína animal. O estudo, divulgado hoje na revista Trends in Biotechnology, revela que a modificação genética permitiu reduzir drasticamente os recursos necessários para o seu cultivo.

O fungo Fusarium venenatum já é utilizado em vários países (como Reino Unido e EUA) como substituto da carne devido à sua textura e sabor naturais. No entanto, o seu cultivo tradicional exigia muitos recursos e a sua digestão nem sempre era fácil.

Para resolver estes problemas, os investigadores liderados por Xiao Liu recorreram à tecnologia CRISPR para editar os genes do fungo, sem introduzir ADN externo. O resultado foi a criação de uma nova estirpe, designada FCPD, com resultados surpreendentes:

Mais eficiência: Produz a mesma quantidade de proteína utilizando menos 44% de açúcar e fá-lo 88% mais rapidamente que a estirpe original.

Menor impacto: A pegada ambiental foi reduzida em até 61%.

Comparando com a produção de proteína animal, os dados são ainda mais expressivos. Face à produção de frango na China, por exemplo, esta “carne de fungo” necessita de menos 70% de terra e reduz o risco de poluição de água doce em 78%.

“Alimentos geneticamente modificados como este podem satisfazer a crescente procura de alimentos sem os custos ambientais da agricultura convencional”, defendeu Xiao Liu. A pecuária é atualmente responsável por cerca de 14% das emissões globais de gases com efeito de estufa, o que torna urgente a procura de alternativas sustentáveis.


Versão Rádio:


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

QUERCUS ACUSA GOVERNO DE ATRASAR ESCLARECIMENTOS SOBRE RENOVÁVEIS

Jornal Online

TRÁS-OS-MONTES: NOVO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO GRÁTIS

Jornal Online

VILA REAL: NERVIR ALERTA PARA IMPACTO DO AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO CELEBRA 25 ANOS DE PATRIMÓNIO DA UNESCO

Jornal Online

VIMIOSO: AUTARQUIA PREPARA OBSERVAÇÃO DO ECLIPSE SOLAR

Jornal Online

Deixe um comentário