JORNALONLINE
REGIÕES

GOVERNO INTEGRA CIM DOURO NO GRUPO DE COORDENAÇÃO DO PLANO DO DOURO

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) passa a ter assento no grupo de coordenação responsável por definir o futuro da Região Demarcada. A decisão do Governo, oficializada num despacho do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, publicado hoje em Diário da República, reconhece o “conhecimento aprofundado” da CIM sobre o território e as suas dinâmicas socioeconómicas.

Este grupo, liderado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e composto por várias entidades como o IVV e o ICNF, tem a missão de regulamentar e implementar o plano de ação para a valorização do setor vitivinícola. A agenda de trabalhos é exigente: até 31 de março, o grupo deve apresentar uma proposta detalhada de regulamentação, incluindo metas e indicadores. Segue-se, até 30 de abril, um período de auscultação do setor, envolvendo cooperativas e associações.

O objetivo é avançar com medidas experimentais e projetos-piloto já em 2026, preparando o terreno para a implementação plena do plano a partir de 2027. O mandato deste grupo de coordenação, cujos membros não recebem qualquer remuneração adicional, estende-se até ao final de 2030, visando garantir a sustentabilidade económica e social da mais antiga região demarcada do mundo.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 400 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

MONTALEGRE: SERRA DO LAROUCO RECEBE OS MELHORES PILOTOS DE PARAPENTE

Jornal Online

MIRANDELA: TRABALHADOR EM ESTADO GRAVE APÓS QUEDA DE TELHADO

Jornal Online

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 160 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Jornal Online

Deixe um comentário