JORNALONLINE
REGIÕES

PRESIDENCIAIS 2026: OS RESULTADOS ELEITORAIS DO DISTRITO DE BRAGA

António José Seguro venceu a segunda volta das eleições presidenciais no distrito de Braga com uma maioria expressiva de 67,0%, confirmando a “onda rosa” que varreu o Minho. O candidato socialista derrotou André Ventura em todos os concelhos, mas o distrito destacou-se por um fenómeno de protesto: registou a maior percentagem de votos em branco do país.

Por: Vítor Fernandes (Diretor de Informação)


O distrito de Braga entregou uma vitória inequívoca a António José Seguro, que reuniu 318.063 votos (67,0%), contra os 156.388 votos (33,0%) de André Ventura. O candidato apoiado pelo PS conseguiu furar a tradicional cintura conservadora do Minho, vencendo nos principais bastiões populacionais com margens confortáveis.

Vitórias acima dos 60% nos grandes concelhos

Os resultados nos maiores municípios do distrito confirmam a hegemonia de Seguro nesta segunda volta:

  • Em Guimarães, o candidato socialista alcançou um dos seus melhores resultados, com 67,8% (34.021 votos), deixando André Ventura pelos 32,2%.

  • Em Vila Nova de Famalicão, concelho historicamente disputado pelo centro-direita, Seguro registou uma vitória sólida de 67,3% (51.374 votos).

  • Em Barcelos, apesar de ser um território tendencialmente mais à direita, António José Seguro venceu com 62,9% (42.229 votos), travando as aspirações de crescimento do líder do Chega.

Campeão nacional do voto em branco

Apesar da vitória clara de Seguro, a noite eleitoral em Braga ficou marcada por um forte sinal de descontentamento. O distrito registou a taxa de votos em branco mais elevada de Portugal Continental, situando-se nos 3,9%, um valor significativamente superior à média nacional (3,17%).

Este voto de protesto foi particularmente visível em zonas rurais como Vieira do Minho, onde a freguesia de Ventosa e Cova atingiu os 8,6% de votos em branco, e em Vila Verde. Somando aos 1,5% de votos nulos, percebe-se que mais de 5% dos eleitores minhotos que se deslocaram às urnas optaram por não escolher nenhum dos dois finalistas.

A afluência às urnas manteve-se resiliente, apesar dos avisos meteorológicos de chuva e agitação marítima que colocaram a costa de Esposende sob alerta durante o dia de ontem.


Vítor Fernandes (Diretor de Informação)

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

SINTAB CRITICA FALTA DE MEDIDAS DO GOVERNO PARA O MATADOURO DO CACHÃO

Jornal Online

ALIJÓ: EXPANSÃO DA REDE DE FIBRA ÓTICA CHEGA A 98% DO CONCELHO

Jornal Online

CHAVES: ESPANHA NÃO AUTORIZA PROVAS DO “RALI DA ÁGUA”

Jornal Online

BRAGANÇA: GOVERNO GARANTE FINANCIAMENTO DA LIGAÇÃO A PUEBLA DE SANABRIA

Jornal Online

Deixe um comentário