A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou hoje a campanha nacional ‘Fumar? Não comeces’, especificamente desenhada para alertar adolescentes e pré-adolescentes sobre os riscos do tabaco e de novas formas de consumo de nicotina.
A iniciativa, apresentada no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, pretende evitar que as camadas mais jovens iniciem hábitos nocivos, abrangendo tanto o cigarro tradicional como dispositivos eletrónicos. Em declarações à agência Lusa, o presidente da LPCC, Vítor Veloso, sublinhou que a intervenção se foca na prevenção primária. ‘Ao contrário do que acontecia anteriormente, em que a campanha era dirigida sobretudo aos adultos, agora achámos que era fundamental incidirmos numa camada mais jovem’, afirmou o oncologista.
O tabaco está associado a cerca de 20 tipos de patologias oncológicas, sendo responsável por 80% a 90% dos casos de cancro do pulmão. Além das neoplasias, a LPCC alerta para doenças debilitantes como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e o enfisema. Vítor Veloso destacou ainda uma alteração nos padrões de consumo, notando um aumento da incidência tabágica entre as mulheres jovens, enquanto se regista uma quebra entre os rapazes.
A campanha utilizará uma linguagem visual inspirada no surf, skate e dança urbana para comunicar que a afirmação da identidade não depende do consumo de substâncias. O plano de ação inclui uma forte componente digital, bem como atividades presenciais em escolas, com workshops criativos e distribuição de materiais informativos para promover a literacia em saúde.


