ARTE & CULTURA
ÓSCARES: ‘TOP GUN’ E ‘AVATAR’ SURPREENDEM NA CORRIDA PELO ‘MELHOR FILME’
O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.
O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.
AAcademia de Cinema dos Estados Unidos revelou a lista dos nomeados para a 95.ª edição e nela figura o filme ‘Ice Merchants’, do realizador português João Gonzalez, candidato a Melhor Curta-Metragem de Animação, um feito inédito no cinema português.
‘Tudo ao mesmo tempo em todo o lado’, uma produção independente de ficção científica sobre universos paralelos, está indicada para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, o ator que em criança entrou em ‘Indiana Jones e o Templo Perdido’ (1984).
Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados ‘Os espíritos de Inisherin’ (Martin McDonagh), ‘Os Fablemans’ (Steven Spielberg), ‘Tár’ (Todd Field), ‘A oeste nada de novo’ (Edward Berger), ‘Top Gun: Maverick’ (Joseph Kosinski), ‘Elvis’ (Baz Luhrmann), ‘Avatar: O caminho da água’ (James Cameron), ‘A voz das mulheres’ (Sarah Polley) e ‘Triângulo da Tristeza’ (Ruben Ostlund).
A Associated Press lembra que este ano, ao contrário de 2022, grande parte dos filmes nomeados estreou-se nas salas de cinema e obteve substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de ‘Top Gun’ e ‘Avatar’. Juntos, estes dois filmes fizeram 3,2 mil milhões de euros de receitas globais.
Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.
O ‘biopic’ de Baz Luhrmann sobre Elvis Presley soma oito nomeações, nomeadamente para Austin Butler como Melhor Ator, e ‘Os Fablemans’, o filme semibiográfico de Steven Spielberg segue com sete nomeações, entre as quais para Melhor Banda Sonora, de John Williams.
Este compositor foi nomeado pela 53.ª vez e mantém o recorde de personalidade viva mais nomeada na história dos Óscares.
Ana de Armas (‘Blonde’), Cate Blanchett (‘Tár’), Andrea Riseborough (‘To Leslie’), Michelle Williams (‘Os Fabelmans’) e Michelle Yeoh estão nomeadas para o Óscar de Melhor Atriz.
Entre os homens estão indicados Brendan Fraser (‘A Baleia’), Colin Farrell (‘Os espíritos de Inisherin’), Austin Butler (‘Elvis’), Bill Nighy (‘Living’) e Paul Mescal (‘Aftersun’).
Para o Óscar de Melhor Filme Internacional surgem ‘A oeste nada de novo’ (Alemanha), ‘Argentina, 1985’ (Argentina), ‘Close’ (Bélgica), ‘EO’ (Polónia) e ‘The Quiet Girl’ (Irlanda).
‘Pinóquio’, ‘Marcel the Shell With Shoes On’, ‘Gato das Botas: O último desejo’, ‘The Sea Beast’ e ‘Turning Red – Estranhamente Vermelho’ estão na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação.
Destaque ainda para aquela que foi a primeira nomeação de Rihanna para um Óscar, a par de Tems, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, na categoria de Melhor Canção Original, com ‘Lift me up’, associada ao filme ‘Black Panther: Wakanda Forever’. Concorre, assim, com nomes como Lady Gaga e Diane Warren.
A cerimónia dos Óscares está marcada para 12 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel.
ARTE & CULTURA
FESTA DO CINEMA ESTÁ DE VOLTA ENTRE 13 E 15 DE MAIO COM BILHETES A 3,50 EUROS
As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.
As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.
“Entre os mais de 40 filmes de vários géneros e nacionalidades que poderão ser vistos nos dias 13, 14 e 15 de Maio, com bilhetes a 3,5 euros, a Festa do Cinema também celebra a produção nacional”, lê-se num comunicado hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC).
Entre os filmes nacionais atualmente em exibição nos cinemas contam-se Cândido – O espião que veio do futebol, de Jorge Paixão da Costa, a compilação Entre Muros – 3 Curtas Portuguesas, de Basil da Cunha, Inês Teixeira e Mónica Lima, Revolução (sem) sangue, de Rui Pedro Sousa, A flor do Buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza, e Mãe, de João Brás.
Além disso, serão repostos nesses dias os quatro filmes nomeados à categoria de Melhor Filme dos Prémios Sophia 2024, os ‘Óscares’ portugueses, – Great Yarmouth — Provisional Figures, de Marco Martins, Mal Viver, de João Canijo, Nação Valente, de Carlos Conceição, e The Nothingness Club – Não Sou Nada, de Edgar Pera.
O regresso destes filmes às salas de cinema acontece no âmbito de uma parceria entre a APEC e a Academia Portuguesa de Cinema.
A Festa do Cinema aconteceu pela primeira vez em 2015, tendo sido interrompida em 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19.
A iniciativa é apoiada pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), pela Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE) e pela Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC).
ARTE & CULTURA
FESTIVAL PORTO FEMME COMEÇA HOJE DEDICADO ÀS MULHERES E À REVOLUÇÃO
O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.
O festival internacional de cinema Porto Femme, que começa hoje no Porto, dedica parte da programação às mulheres e à revolução, porque para algumas delas “o 25 de Abril demorou a chegar”.
“No ano em que celebramos o 50.º aniversário do 25 de Abril [de 1974], evocamos o dia em que a poesia saiu à rua, exibindo imagens capturadas por mulheres sobre as várias revoluções”, explica a organização deste festival.
Entre os filmes escolhidos estão ‘Revolução’ (1975), de Ana Hatherly, uma montagem “a partir do léxico dos grafites e cartazes do 25 de Abril”, e ‘O aborto não é um crime’ (1976), de Mónica Rutler e Fernando Matos Silva, que fez parte de uma série documental da RTP, de Maria Antónia Palla e Antónia Sousa, que acabou cancelada por via de um processo em tribunal.
“Somente 33 anos depois do 25 de Abril é que o aborto foi legalizado”, lembra a direção do festival Porto Femme.
Em competição vão estar também outros filmes de mulheres que abordam a temática da revolução, como ‘Beirute: Olho da tempestade’ (2021), de Mai Masri, sobre o papel das mulheres na “primavera árabe”, e ‘Sagargur’ (2024), de Natasa Nelevic, sobre um campo de prisioneiros na ilha de São Gregório, no mar Adriático, onde mais de 600 mulheres foram torturadas entre 1949 e 1952.
Nesta sétima edição, o festival Porto Femme vai ainda homenagear a realizadora portuguesa Margarida Cardoso.
Hoje, na abertura do festival, no Batalha — Centro de Cinema, são exibidas as curtas-metragens ‘Mia’ (2023), de Karina Minujin, ‘Oysters’ (2022), de Maaa Descamps, ‘Uli’, (2023), de Mariana Gil Rios.
A competição oficial conta com 122 filmes de 38 países.
O festival de cinema Porto Femme, dedicado ao “melhor cinema produzido por mulheres e pessoas não binárias”, termina no dia 21.
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