JORNALONLINE
REGIÕES

MATOSINHOS: SALVAMENTO BALNEAR REFORÇADO ATÉ 15 DE SETEMBRO

A Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos, que vigia as praias deste concelho todo o ano, aumenta de nove para 12 profissionais na época balnear e redobra atenções nas praias não concessionadas, adiantou esta sexta-feira a vereadora da Proteção Civil.

Criada em 2008, a Equipa de Salvamento Balnear é reforçada na época balnear, que em Matosinhos decorre de sábado a 15 de setembro, com mais três profissionais, nomeadamente nadadores-salvadores, contou à Lusa Marta Pontes.

Para fazer a vigilância das praias e auxiliar a população, os profissionais dispõem de duas viaturas ‘pick-up´, duas motas 4×4, uma mota de água, quatro postos de praia completos, dois desfibrilhadores, três botijas de oxigénio medicinal, material de primeiros socorros e equipamento de resgate, adiantou a vereadora.

Assegurando o patrulhamento contínuo da costa nos 365 dias do ano, a vereadora referiu que, no decurso da época balnear, o foco recai na vigilância das praias não concessionadas e no apoio à rede de nadadores-salvadores contratados pelas concessões.

“O Serviço de Salvamento Balnear assume um papel de coordenação no Plano Integrado de Salvamento (que integra todos os concessionários, Autoridade Marítima e Câmara de Matosinhos) assegurando, também, o apoio logístico e a resposta em situações de emergência”, explicou.

Além da busca e salvamento de pessoas, estes profissionais intervêm em situações de emergência e primeiros socorros, dão apoio a eventos costeiros e desportivos, fazem monitorização ambiental e deteção precoce de poluição, vigiam e atuam em situações de risco climático, realizam ações de sensibilização e educação ambiental, destacou.

Para Marta Pontes, a prestação deste serviço é essencial durante todo o ano devido ao aumento dos riscos associados às condições meteorológicas e marítimas mais adversas e ao facto de, em Matosinhos, estar a praia com mais utilizadores da Área Metropolitana do Porto.

Além disso, a existência desta equipa permite à população ter uma “resposta rápida, especializada e eficaz” em qualquer altura do ano a riscos permanentes que se agravam fora da época balnear, sublinhou.

A vereadora da Proteção Civil adiantou que, desde a sua criação, a Equipa de Salvamento Balnear fez cerca de 300 salvamentos, resultando no resgate de aproximadamente 600 pessoas.

O concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, tem 15 praias num total de 15 quilómetros.

Em 2025, Portugal conta com 673 águas balneares identificadas, mais nove do que em 2024, sendo áreas que podem corresponder a mais do que uma praia.

Oficialmente, o início da época balnear ocorreu em 1 de junho, mas os municípios são livres de começar a época balnear antes ou depois dessa data.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 400 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

MONTALEGRE: SERRA DO LAROUCO RECEBE OS MELHORES PILOTOS DE PARAPENTE

Jornal Online

MIRANDELA: TRABALHADOR EM ESTADO GRAVE APÓS QUEDA DE TELHADO

Jornal Online

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 160 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Jornal Online

Deixe um comentário