Ligue-se a nós

REGIÕES

MUNICÍPIOS INTERPELAM GOVERNO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu esta terça-feira ao Governo que garanta a distribuição de jornais em todo o país. A posição surge em resposta à ameaça da VASP de cortar o fornecimento em oito distritos do interior, incluindo Vila Real e Bragança, uma medida que a ANMP considera que viola o direito à informação e agrava as desigualdades.

Online há

em

A ANMP juntou a sua voz à contestação das autarquias e populações afetadas pela possível interrupção da distribuição de imprensa no interior do país. Num comunicado divulgado hoje, a associação que representa os municípios “interpela o Governo a garantir os meios e os mecanismos” necessários para assegurar que os jornais continuam a chegar a todo o território nacional.

A reação surge após a administração da VASP ter admitido, na semana passada, suspender a distribuição diária nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, invocando quebras de vendas e o aumento dos custos operacionais.

Para a ANMP, esta intenção é inaceitável. A associação afirma que “discorda absolutamente” da medida, alertando que haverá zonas do país que ficarão “excluídas das rotas”, penalizando territórios de baixa densidade que já sofrem com a redução de serviços essenciais.

Os autarcas avisam que, se a decisão não for revertida, estará em causa “o direito à informação e o exercício integral da cidadania” por parte dos cidadãos destas regiões, contrariando os princípios de coesão social e territorial que o país deve promover.


Versão Online:


Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *