Ligue-se a nós

NACIONAL

BRAGANÇA E VILA REAL COM AVISO LARANJA DEVIDO A CHUVA FORTE E PERSISTENTE

O IPMA subiu o nível de alerta para nove distritos do Norte e Centro, incluindo Bragança e Vila Real, para sexta-feira. O alerta surge no dia em que o mau tempo já provocou mais de 1100 ocorrências, sobretudo inundações, no Sul do país e na Grande Lisboa, que estiveram sob aviso vermelho e laranja.

Online há

em

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira o nível de aviso para LARANJA (o segundo mais grave) para nove distritos do Norte e Centro do país, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte durante toda a sexta-feira. Os distritos afetados são Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Este agravamento representa uma subida no nível de risco, uma vez que o IPMA tinha emitido anteriormente um aviso amarelo (o menos grave) para estes territórios. Para o mesmo dia, os distritos de Santarém, Leiria e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo, também devido à precipitação.

Este alerta para o Norte e Centro surge num dia já caótico a nível meteorológico no Sul do país. A Proteção Civil registou, até ao meio-dia desta quarta-feira, 1147 ocorrências em todo o país, a esmagadora maioria relacionada com inundações. A Grande Lisboa foi a zona mais afetada, com 658 ocorrências.

Durante a manhã, o distrito de Faro esteve sob aviso VERMELHO (o mais grave) devido a chuva intensa. Os distritos de Évora, Setúbal e Beja estiveram igualmente sob aviso laranja.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já tinha alertado na terça-feira para o risco elevado de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias, pedindo à população que adote medidas preventivas e acompanhe a evolução dos avisos meteorológicos.


Versão Rádio:


Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *