REGIÕES
BRAGANÇA: ISABEL FERREIRA “REVOLUCIONA” ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS
O Executivo da Câmara Municipal de Bragança apresentou uma Estratégia de Reorganização dos Serviços Municipais que promete modernizar a autarquia. A nova estrutura cria um Gabinete de Apoio às Freguesias, dá centralidade à Habitação, separa a gestão de obras do planeamento e cria uma divisão específica para captar Fundos Europeus. O objetivo é tornar a câmara “mais ágil, eficiente e próxima dos cidadãos”.
A Câmara Municipal de Bragança prepara-se para implementar uma profunda reorganização dos seus serviços municipais. A proposta do atual executivo visa modernizar uma estrutura que se considera desajustada face às novas competências descentralizadas e aos desafios atuais do concelho. O novo organigrama aposta na especialização, criando novas unidades para a Habitação, Fundos Europeus e Apoio ao Mundo Rural.
A reestruturação, fundamentada em estudos técnicos e contributos dos trabalhadores, mantém os três grandes departamentos, mas altera a sua lógica de funcionamento. Entre as principais novidades está a criação da Direção Municipal de Administração Geral, para ligar a decisão política à execução técnica, e do Gabinete de Apoio às Freguesias e Desenvolvimento Rural, refletindo a prioridade de aproximação ao território.
A área da Habitação, inexistente no modelo anterior, ganha agora destaque central, integrando uma divisão juntamente com a Ação Social e a Saúde. Também a capacidade de investimento sai reforçada com a criação de uma divisão exclusiva para Fundos Europeus e Planeamento Estratégico.
Na gestão do dia-a-dia, a autarquia separa as águas: a antiga divisão de Obras dá lugar a duas entidades distintas. Uma focar-se-á em projetos e empreitadas, enquanto a nova Divisão de Administração Operacional e Serviços Urbanos tratará da resposta rápida na limpeza, espaços verdes e manutenção.
Para garantir maior transparência e eficácia, áreas como a Contratação Pública, Informática e Jurídica passam a ter uma atuação transversal a toda a autarquia. A reorganização alinha os serviços por pilares de desenvolvimento: “Ambiente e Território”, “Pessoas e Sociedade” e “Economia e Emprego”, com o objetivo final de garantir uma resposta “mais célere e eficaz às necessidades dos brigantinos”.
Versão Rádio:




