ARTE & CULTURA
ESPECIALISTAS ATRIBUEM “MAILÄNDER VARIATIONEN” A WOLFGANG AMADEUS MOZART
A peça para piano “Mailänder Variationen” (“Variações de Milão”), até agora sem autoria atribuída, parece ser de Wolfgang Amadeus Mozart, segundo uma análise efetuada por um especialista alemão.

A peça para piano “Mailänder Variationen” (“Variações de Milão”), até agora sem autoria atribuída, parece ser de Wolfgang Amadeus Mozart, segundo uma análise efetuada por um especialista alemão.
O arquivo do Estado austríaco da Estíria, que contém o manuscrito original, divulgou na segunda-feira a análise, sobre uma descoberta que poderá representar uma ‘nova’ peça do génio universal de Salzburgo (1756-1791), quando tinha apenas 15 anos.
A obra, criada em 1771, foi composta no âmbito das celebrações do casamento do arquiduque austríaco Ferdinand Charles com Maria Beatriz d’Este, em Milão.
Apesar de mencionada no catálogo Köchel, que lista as obras musicais compostas por Mozart, a peça carecia de número e era considerada “pouco mozartiana” na época, explicou à agência Efe Paul Duncan, historiador de música do Arquivo da Estíria.
Embora persistam “algumas dúvidas” sobre a autoria definitiva, existem numerosos outros indícios que apontam para o jovem Mozart como autor, acrescentou o especialista.
O cientista alemão Carsten Wollin, da Universidade de Halle (Alemanha), por exemplo, descobriu que o manuscrito foi feito na oficina de Johannes Traeg, um copista vienense que na altura trabalhava em estreita colaboração com Mozart.
Embora não existam testemunhos da família Mozart ou assinatura do compositor sobre esta obra, a sua relação com Mozart é corroborada pelo seu aparecimento em catálogos históricos e pela data da cópia, por volta de 1791, exatamente o ano em que Mozart morreu.
“O que temos é um manuscrito de cerca de 1791 que veio da oficina de Johannes Traeg em Viena. Traeg trabalhou em estreita colaboração com Mozart ou basicamente comprou autógrafos e manuscritos da viúva de Mozart, Constanze”, explicou Duncan.
Além disso, segundo o historiador do arquivo, o manuscrito é atribuído a Mozart no catálogo Breitkopf & Härtel Hs, o mais antigo do mundo, fundado precisamente em 1791.
A obra, que segundo a imprensa austríaca poderá não ser ouvida em público há mais de dois séculos, será apresentada em Graz, capital da Estíria, em 16 de outubro, durante um dia sobre música em arquivos.

ARTE & CULTURA
ASSOCIAÇÕES LANÇAM PETIÇÃO PÚBLICA PARA EXIGIR SALAS DE CINEMA INCLUSIVAS
Mais de vinte associações e organizações portuguesas exigem “medidas urgentes e concretas” para que as salas de cinema sejam inclusivas, porque “a experiência cinematográfica ainda permanece inacessível para uma parte significativa da população”.

Mais de vinte associações e organizações portuguesas exigem “medidas urgentes e concretas” para que as salas de cinema sejam inclusivas, porque “a experiência cinematográfica ainda permanece inacessível para uma parte significativa da população”.
Numa petição pública, lançada esta semana e dirigida à Assembleia da República e ao Governo, 22 associações e estruturas apelam “à criação de um plano nacional de acessibilidade ao cinema”, fazendo cumprir a Constituição e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
As associações signatárias afirmam que não estão “garantidas condições de acesso às salas de cinema portuguesas e aos conteúdos audiovisuais”, porque não está ainda generalizada a utilização de legendas descritivas, audiodescrição e interpretação em língua gestual portuguesa, e falta regulamentação específica aplicada à exibição.
“Assim, perpetuam-se barreiras que excluem pessoas com deficiência sensorial, motora ou intelectual, a comunidade Surda e as pessoas com perda auditiva utilizadoras de tecnologias para ouvir como próteses e implantes auditivos”, lamentam.
Entre as estruturas que assinam esta petição estão a Acesso Cultura, a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a mostra de cinema AMPLA, a Associação Nacional de Desporto para Deficiência Visual, a Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro de Vida Independente e a Confederação Nacional das Organizações das Pessoas com Deficiência.
Esta petição é lançada semanas antes da realização da AMPLA – Mostra de Cinema Premiado, que começa no dia 14 na Culturgest, em Lisboa, e que vai exibir filmes com recursos para todos os tipos de público, e também com sessões mais descontraídas, para famílias com crianças e para espectadores com “de´fice de atenc¸a~o, com deficie^ncia intelectual, com condic¸o~es do espectro autista, com deficie^ncias sensoriais, sociais ou de comunicac¸a~o”.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a rede de exibição comercial de cinema em Portugal contava, no final de 2024, com 559 salas e um total de 109.813 lugares. Não estão discriminados dados sobre acessibilidades.
Sobre a criação de um plano nacional de acessibilidade ao cinema, os peticionários defendem a criação de incentivos financeiros para implementar tecnologias nas salas de cinema, querem que se cumpra a lei sobre barreiras arquitetónicas e pedem que haja obrigações legais para que produtores e distribuidoras disponibilizem cópias acessíveis dos filmes.
Formação de profissionais sobre práticas inclusivas e fiscalização são outras duas necessidades a incluir num plano nacional reivindicado nesta petição pública (peticaopublica.com/pview.aspx?pi=acessoaocinema).
ARTE & CULTURA
PORTO: CINEMA TRINDADE ASSINALA OITO ANOS DA REABERTURA
Uma conversa, no sábado, entre os realizadores Pedro Costa, Victor Erice e Aki Kaurismaki é um dos pontos altos de uma programação que assinala o oitavo aniversário da reabertura do Cinema Trindade, no Porto.

Uma conversa, no sábado, entre os realizadores Pedro Costa, Victor Erice e Aki Kaurismaki é um dos pontos altos de uma programação que assinala o oitavo aniversário da reabertura do Cinema Trindade, no Porto.
A celebração de existência deste cinema independente começa esta quarta-feira, assinalando os oito anos de reabertura de portas – a 05 de fevereiro de 2017 -, renovado e com programação regular, depois de 17 anos encerrado.
Em comunicado, o Cinema Trindade explica que “este aniversário convida o público a uma jornada especial pelo passado, presente e futuro do cinema, ancorado em autores e temas específicos”.
Até ao dia 16, haverá cinema português para recordar, como por exemplo “No quarto da Vanda”, de Pedro Costa, “Sob a chama da candeia”, de André Gil Mata, “Cartas telepáticas”, de Edgar Pêra, e “A comédia de Deus”, de João César Monteiro.
Um dos momentos deste aniversário está marcado para sábado, às 16h00, com uma conversa com “três dos maiores cineastas vivos”: O português Pedro Costa, o finlandês Akis Kaurismaki e o espanhol Victor Erice.
A sessão intitula-se “Afinidades Eletivas”, é de entrada gratuita e será seguida da exibição de “Centro Histórico”, filme que reúne quatro curtas-metragens feitas por Kaurismaki, Pedro Costa, Victor Erice e Manoel de Oliveira, produzidas pela Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Destaque ainda para a estreia no Trindade de “The Shrouds”, o mais recente filme do realizador canadiano David Cronenberg.
O Cinema Trindade, um dos poucos cinemas no Porto que existe fora de centros comerciais, já teve várias vidas, desde que foi inaugurado em 1913, então com o nome Salão Jardim da Trindade.
Foi remodelado em 1957 e transformado no início dos anos 1990, com a inclusão de uma sala de bingo. “O Cinema Trindade não conseguiu sobreviver ao abandono e declínio da zona histórica portuense e fechou portas no ano 2000”, lê-se na página oficial.
O Cinema Trindade ganhou nova vida em 2017, com a distribuidora Nitrato Filmes, de Américo Santos, com duas salas de cinema e programação regular, entre estreias e ciclos temáticos.
A reabertura do Cinema Trindade, a 05 de fevereiro de 2017, aconteceu com o filme “Ornamento e Crime”, de Rodrigo Areias.
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