REGIÕES
FUNDÃO: AUTARQUIA ATIVA PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA
Autarquia acionou o plano à meia-noite desta segunda-feira, como medida de precaução, perante a “iminência” da entrada no concelho dos grandes incêndios que lavram na Covilhã. Município apela à população para evitar deslocações e seguir as indicações das autoridades.
A Câmara Municipal do Fundão ativou, à meia-noite desta segunda-feira, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, como medida de precaução face à ameaça dos grandes incêndios que lavram no concelho vizinho da Covilhã. A autarquia justifica a decisão com a “iminência” da entrada do fogo no seu território, o que exige a “adoção imediata de medidas excecionais”.
Num comunicado emitido após deliberação unânime da Comissão Municipal de Proteção Civil, o município explica que a ativação do plano pretende “assegurar a colaboração das várias entidades intervenientes, garantindo a mobilização mais rápida dos meios e recursos”. O objetivo é criar condições para uma resposta “eficiente e coordenada” caso as chamas atinjam o concelho.
Num apelo direto aos seus habitantes, a autarquia pediu “que se mantenham em zonas seguras, adotem comportamentos de autoproteção e que sigam as indicações das autoridades no terreno”. Foi também solicitado que sejam evitadas deslocações desnecessárias, para não criar riscos acrescidos e não interferir com as operações de socorro.
Esta medida de prevenção no Fundão reflete a gravidade da situação dos incêndios no país, que já consumiram mais de 172 mil hectares este ano. Portugal continental continua em situação de alerta, decretada pelo Governo, e aguarda hoje a chegada de dois aviões “Fire Boss” no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Versão Rádio:
Rádio Regional | JornalOnline




