JORNALONLINE
REGIÕES

GRIPE DAS AVES DETETADA EM GAIVOTAS EM AVEIRO E FARO

A gripe das aves foi detetada em gaivotas nos distritos de Aveiro e Faro, mas Portugal continua livre desta doença em aves de capoeira, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“Desde finais de julho, têm sido detetados vários casos de infeção por vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) em aves selvagens, nomeadamente gaivotas recolhidas nos seguintes locais: ilha Deserta, concelho de Faro, Olhos de Água, concelho de Albufeira e Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo”, lê-se numa nota da DGAV.

Contudo, Portugal continua livre da gripe aviária em aves de capoeira.

A DGAV pediu aos detentores de aves que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando o contacto entre aves domésticas e selvagens.

Por outro lado, apelou ao reforço dos procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como ao “rigoroso controlo” dos acessos aos locais onde são mantidas as aves.

A manipulação de aves doentes ou mortas deve ser evitada.

Caso sejam encontradas aves selvagens doentes ou mortas, a DGAV deve ser contactada, de modo a que sejam recolhidas amostras para testagem.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: INVESTIMENTO DE 4,8 MILHÕES PARA REABILITAÇÃO DO RIO FERVENÇA

Jornal Online

FREIXO DE ESPADA À CINTA: COLISÃO ENTRE LIGEIRO E PESADO PROVOCA UM MORTO

Jornal Online

VILA REAL: PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS PREOCUPA BOMBEIROS

Jornal Online

CHAVES: RÚBEN RODRIGUES VENCE RALI DA ÁGUA E REFORÇA LIDERANÇA

Jornal Online

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

Deixe um comentário