JORNALONLINE
INTERNACIONAL

GUERRA: PUTIN AVISA “NOVO MÍSSIL NUCLEAR SARMART AINDA ESTE ANO”

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta terça-feira que o novo míssil nuclear estratégico Sarmat será operacionalizado até ao final do ano.

Descrito pelo líder russo como o “mais poderoso do mundo”, o sistema foi projetado para transportar ogivas nucleares capazes de atingir alvos a milhares de quilómetros de distância, na Europa ou nos Estados Unidos. Segundo Putin, o Sarmat possui um alcance superior a 35 mil quilómetros e tem a capacidade de penetrar todos os sistemas de defesa antimíssil existentes e futuros.

O anúncio ocorreu após o comandante das forças de mísseis estratégicos, Sergei Karakayev, ter reportado o sucesso de um novo teste de lançamento.

A implementação deste armamento surge após anos de atrasos e falhas técnicas, incluindo um teste mal-sucedido em setembro de 2024 que destruiu o silo de lançamento.

Analistas de segurança ocidentais sugerem que as capacidades do Sarmat podem estar a ser exageradas por Moscovo, no âmbito do programa de modernização militar iniciado em 2018. Desde a invasão da Ucrânia em 2022, Vladimir Putin tem evocado repetidamente o poderio do arsenal nuclear russo como uma estratégia de dissuasão perante o apoio do Ocidente a Kiev.


Redação c/ Reuters

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

RANGEL CONSIDERA AMEAÇAS HÍBRIDAS DA RÚSSIA EXTREMAMENTE INQUIETANTES

Jornal Online

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Jornal Online

BENFICA CONFIRMA TRANSFERÊNCIA DEFINITIVA DE JELANI TREVISAN PARA O CLUJ

Jornal Online

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE “MAIS” 14 CÊNTIMOS E GASOLINA 7 CÊNTIMOS

Jornal Online

BRENT SOBE PARA QUASE 89 DÓLARES COM FALHA DE ACORDO IRÃO-EUA

Jornal Online

ESTUDO INTERNACIONAL APONTA PERCEÇÃO ERRADA NA LUTA CLIMÁTICA

Jornal Online

Deixe um comentário