LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

REGIÕES

LOURES: AUTARQUIA REFORÇA APOIO COMUNITÁRIO A CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL

O acesso a cuidados de saúde mental vai ser reforçado no concelho de Loures, distrito de Lisboa, com a criação de equipas comunitárias, divulgou hoje a autarquia, que aprovou, em reunião do executivo, protocolos de cooperação.

blank

O acesso a cuidados de saúde mental vai ser reforçado no concelho de Loures, distrito de Lisboa, com a criação de equipas comunitárias, divulgou hoje a autarquia, que aprovou, em reunião do executivo, protocolos de cooperação.

Em reunião de câmara, realizada hoje, o executivo municipal de Loures, presidido pelo socialista Ricardo Leão, aprovou, por unanimidade, a assinatura de dois acordos de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Hospital Beatriz Ângelo e Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Loures explica que o compromisso firmado entre a autarquia, a ARSLVT e o Hospital Beatriz Ângelo prevê a disponibilização de uma equipa do município para intervir junto da comunidade (Equipa de Saúde Mental Comunitária de Loures).

“Esta parceria permitirá facilitar o acesso a cuidados de saúde de psiquiatria e saúde mental, favorecendo a intervenção precoce”, sublinha a autarquia, adiantando que a equipa ficará sediada na Unidade de Saúde da Mealhada (freguesia de Loures) e dará resposta à população residente de sete das 10 freguesias do concelho.

Em causa estão as Uniões de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal e as freguesias de Loures, Bucelas, Fanhões e Lousa, ficando, para já, de fora as Uniões de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Moscavide e Portela e Bobadela, São João da Talha e Santa Iria da Azoia.

“A intenção é do município é que a mesma resposta seja replicada para a população da zona oriental do concelho”, ressalva a Câmara de Loures.

A Câmara de Loures aprovou também a renovação da parceria com a OPP, no sentido de colaborar na “identificação dos riscos psicossociais” e na “formação dos vários técnicos que desenvolvem a sua atividade no âmbito de programas municipais dirigidos às populações”.

“Nos últimos anos, os vários documentos estratégicos do município de Loures têm destacado a necessidade de constituição de equipas comunitárias especializadas em saúde mental e encarado, como desafio prioritário, a implementação de estratégias de prevenção primária para a saúde mental”, lê-se na nota.

Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que iria apresentar na quinta-feira, no parlamento, a nova lei da saúde mental.

“Com esta nova lei vamos dar um passo mais além e vamos manter Portugal na liderança dessa visão sobre os doentes de saúde mental”, cuja “dignidade e cujos direitos humanos não podem ser questionáveis de nenhuma forma e em nenhum momento”, sublinhou o governante, assegurando que a nova legislação vem consolidar “uma tradição humanista e progressista”.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta reclamou esta segunda-feira a construção da barragem da Ferrarias, um empreendimento considerado de extrema...

REGIÕES

Um agente da PSP foi condenado a uma pena única de seis anos de prisão pela prática de dois crimes de incêndios, explosões e...

REGIÕES

O hospital de Chaves é desde este mês de novembro uma unidade de referenciação para doentes suspeitos de acidente vascular cerebral (AVC), garantindo uma...

REGIÕES

O Tribunal de Leiria condenou hoje pelo crime de peculato uma funcionária pública, que se apropriou de taxas moderadoras, a dois anos e três...

RÁDIO REGIONAL

blank


DESPORTO DIRETO


LINHA CANCRO

RÁDIO REGIONAL


EMISSÃO NACIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




EMISSÃO REGIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




WEBRÁDIOS TEMÁTICAS



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER