LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

REGIÕES

MATOSINHOS: EX-TRABALHADORES DA REFINARIA DIZEM-SE ‘ESQUECIDOS’

Os trabalhadores despedidos da antiga refinaria da Galp, em Matosinhos, foram ‘deixados para trás’ e continuam ‘sem soluções’ para o seu futuro profissional, acusou esta quinta-feira o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte.

Os trabalhadores despedidos da antiga refinaria da Galp, em Matosinhos, foram “deixados para trás” e continuam “sem soluções” para o seu futuro profissional, acusou esta quinta-feira o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte.

“Passados mais de dois anos não há nada, só a certeza de que os trabalhadores despedidos ficaram para trás”, adiantou o sindicato, em comunicado enviado às redações.

Devido à “dura realidade” vivida pelos trabalhadores, a organização sindical efetuou reuniões com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Câmara Municipal de Matosinhos das quais resultou uma “mão cheia de nada”, referiu.

Perante esta “situação preocupante de inoperacionalidade das instituições“, o sindicato solicitou agora reuniões com caráter de urgência aos ministérios do Trabalho e do Ambiente.

Para a organização sindical, o período de garantia do fundo de desemprego para alguns trabalhadores já terminou ou está em vias de terminar e, até então, não existe um plano concreto a implementar.

“Exigimos uma célere intervenção por parte do Governo nesta matéria para que sejam cumpridas todas as metas e princípios da tão denominada “Transição Justa” aprovada pelo Governo e União Europeia”, frisou.

No dia 21 de dezembro de 2020, a Galp comunicou à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a decisão de encerramento da atividade de refinação em Matosinhos, concentrando as suas atividades no complexo de Sines.

Posteriormente, para acompanhar todo o processo, a Câmara Municipal de Matosinhos constituiu um Comité Científico e um Conselho Consultivo sobre a Reconversão da Refinaria.

Todo o processo de encerramento foi muito criticado sobretudo pelas estruturas sindicais que representam os trabalhadores da refinaria.

A 16 de fevereiro de 2021, a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) adiantaram que a antiga refinaria vai dar lugar a uma cidade da inovação ligada às “energias do futuro”.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

O líder do Movimento António Parada SIM pediu esta quarta-feira a demissão da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, por ter abandonado...

NACIONAL

A adesão à greve de hoje na função pública está a ser elevada, com muitas escolas encerradas e hospitais a funcionar em mínimos, segundo...

NACIONAL

Trabalhadores não docentes de todo o país e professores das escolas dos distritos a sul de Leiria vão estar esta sexta-feira em greve para...

REGIÕES

Mais de 50 professores do distrito do Porto estão hoje concentrados em frente ao Teatro Municipal Constantino Nery, onde o primeiro-ministro, António Costa, participa...

RÁDIO REGIONAL



DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



LINHA CANCRO


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE



MUSICBOX


PAGAMENTO PONTUAL