LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

ARTE & CULTURA

ÓSCARES: ‘TOP GUN’ E ‘AVATAR’ SURPREENDEM NA CORRIDA PELO ‘MELHOR FILME’

O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.

blank

O filme ‘Tudo em todo o lado ao mesmo tempo’, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, lidera a corrida aos Óscares, com 11 nomeações, numa edição em que, pela primeira vez, há um filme português nomeado.

AAcademia de Cinema dos Estados Unidos revelou a lista dos nomeados para a 95.ª edição e nela figura o filme ‘Ice Merchants’, do realizador português João Gonzalez, candidato a Melhor Curta-Metragem de Animação, um feito inédito no cinema português.

‘Tudo ao mesmo tempo em todo o lado’, uma produção independente de ficção científica sobre universos paralelos, está indicada para os Óscares de Melhor Filme ou Realização e também nas categorias de representação, nomeadamente para Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis, Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, o ator que em criança entrou em ‘Indiana Jones e o Templo Perdido’ (1984).

Para o Óscar de Melhor Filme, estão também nomeados ‘Os espíritos de Inisherin’ (Martin McDonagh), ‘Os Fablemans’ (Steven Spielberg), ‘Tár’ (Todd Field), ‘A oeste nada de novo’ (Edward Berger), ‘Top Gun: Maverick’ (Joseph Kosinski), ‘Elvis’ (Baz Luhrmann), ‘Avatar: O caminho da água’ (James Cameron), ‘A voz das mulheres’ (Sarah Polley) e ‘Triângulo da Tristeza’ (Ruben Ostlund).

A Associated Press lembra que este ano, ao contrário de 2022, grande parte dos filmes nomeados estreou-se nas salas de cinema e obteve substanciais resultados de bilheteira, nomeadamente as sequelas de ‘Top Gun’ e ‘Avatar’. Juntos, estes dois filmes fizeram 3,2 mil milhões de euros de receitas globais.

Para o Óscar de Melhor Realização competem Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Ostlund.

O ‘biopic’ de Baz Luhrmann sobre Elvis Presley soma oito nomeações, nomeadamente para Austin Butler como Melhor Ator, e ‘Os Fablemans’, o filme semibiográfico de Steven Spielberg segue com sete nomeações, entre as quais para Melhor Banda Sonora, de John Williams.

Este compositor foi nomeado pela 53.ª vez e mantém o recorde de personalidade viva mais nomeada na história dos Óscares.

Ana de Armas (‘Blonde’), Cate Blanchett (‘Tár’), Andrea Riseborough (‘To Leslie’), Michelle Williams (‘Os Fabelmans’) e Michelle Yeoh estão nomeadas para o Óscar de Melhor Atriz.

Entre os homens estão indicados Brendan Fraser (‘A Baleia’), Colin Farrell (‘Os espíritos de Inisherin’), Austin Butler (‘Elvis’), Bill Nighy (‘Living’) e Paul Mescal (‘Aftersun’).

Para o Óscar de Melhor Filme Internacional surgem ‘A oeste nada de novo’ (Alemanha), ‘Argentina, 1985’ (Argentina), ‘Close’ (Bélgica), ‘EO’ (Polónia) e ‘The Quiet Girl’ (Irlanda).

‘Pinóquio’, ‘Marcel the Shell With Shoes On’, ‘Gato das Botas: O último desejo’, ‘The Sea Beast’ e ‘Turning Red – Estranhamente Vermelho’ estão na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação.

Destaque ainda para aquela que foi a primeira nomeação de Rihanna para um Óscar, a par de Tems, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, na categoria de Melhor Canção Original, com ‘Lift me up’, associada ao filme ‘Black Panther: Wakanda Forever’. Concorre, assim, com nomes como Lady Gaga e Diane Warren.

A cerimónia dos Óscares está marcada para 12 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ARTE & CULTURA

A curta-metragem de animação “Ice Merchants”, de João Gonzalez, está nomeada para os Óscares, o que é inédito para o cinema português, segundo a...

ARTE & CULTURA

O Fantasporto — Festival Internacional de Cinema do Porto regressa a 24 de fevereiro, abre com o filme britânico “Shepherd”, de Russel Owen, e...

ECONOMIA & FINANÇAS

Os cinemas registaram 9,5 milhões de espectadores e 55,3 milhões de euros de bilheteira em 2022, num aumento de mais de 70% face a...

ARTE & CULTURA

Os Xutos & Pontapés vão fazer vários concertos pelo país, entre março e abril, para celebrar os 35 anos do álbum 'Circo de Feras',...

RÁDIO REGIONAL

blank


DESPORTO DIRETO


LINHA CANCRO

RÁDIO REGIONAL


EMISSÃO NACIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




EMISSÃO REGIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




WEBRÁDIOS TEMÁTICAS



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER