Em 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data criada para celebrar os direitos das mulheres e lutar contra a desigualdade de género. A história por trás deste dia tem raízes na luta feminista do século XIX e principais contribuintes como a Escritora Clara Zetkin, que em 1910 apresentou pela primeira vez esta proposta à Conferência Internacional de Trabalhadoras Socialistas em Copenhaga. Embora muitos avanços tenham sido feitos desde então, as mulheres ainda enfrentam discriminação e violência em todo o mundo.
O Dia Internacional da Mulher relembra a importante luta pelos direitos humanos universais – incluindo igualdade salarial, licença parental equilibrada no local de trabalho e proteções legais contra abuso doméstico – que merecem ser reconhecidos globalmente. Além disso, este dia também presta homenagem às contribuições extraordinárias das mulheres para nossa sociedade. Seja pelas sucessivas ondas feministas através dos séculos passados; sejam as inúmeras conquistas alcançadas nas áreas política, social e cultural; ou simplesmente pelo fato de que elas representam metade da população mundial: hoje é o momento perfeito para valorizar todos esses esforços incríveis.
O Dia da Mulher é um dia para celebrar a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Durante esse dia, são realizadas diversas atividades comemorativas que celebram as conquistas femininas. O 8 de março foi escolhido por ser o aniversário da manifestação histórica pela igualdade dos direitos civis feita pelas trabalhadoras têxteis russas na cidade de Petrogrado (atual São Petersburgo) no início do século XX.
No Dia Internacional da Mulher, as mulheres são homenageadas pela sua contribuição para a sociedade e para o progresso social. Desde sua criação em 1977, pelas Nações Unidas, esta data tem um significado cada vez maior e tornou-se uma celebração anual de reconhecimento às conquistas das mulheres ao longo dos anos.
O Dia Internacional da Mulher é também um momento importante para lembrar que a luta por igualdade de género continua – muitas desigualdades persistem no mundo todo. Este aniversário oferece uma oportunidade única de celebrar os avanços alcançados nos direitos das mulheres e incentivar os esforços nacionais na promoção da igualdade entre homens e mulheres. Os eventos variam desde seminários académicos até exposições artísticas sobre questões relativas às mulheres – com destaque para campanhas educativas sobre violência doméstica, direitos sexuais e reprodutivos, discriminação salarial feminina etc.. Esses eventos servem como meio de promover mudança social positiva na vida das mulheres em todos os lugares do mundo.
A edição deste ano do Dia Internacional da Mulher será dedicada à “Equidade em tempos digitais” – explorando o impacto positivo que tecnologias inovadoras podem ter na vida das mulheres se forem usadas adequadamente; bem com informa-las sobre riscos potenciais associados a essa mesma tecnologia quando ela é mal utilizada.
Nota: Conteúdo redigido por Inteligência Artificial.

Pingback: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHEGOU À COMUNICAÇÃO SOCIAL | RÁDIO REGIONAL