REGIÕES
PORTO: AEROPORTO SÁ CARNEIRO ENCERRADO PARA OBRAS NA PISTA
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, vai estar encerrado a partir da meia-noite, e durante todo o dia de terça-feira, para trabalhos de reabilitação da pista, num investimento global de 50 milhões de euros.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, vai estar encerrado a partir da meia-noite, e durante todo o dia de terça-feira, para trabalhos de reabilitação da pista, num investimento global de 50 milhões de euros.
Os trabalhos de reabilitação da pista começaram no final do mês de julho, estando a decorrer de segunda-feira a sábado, entre meia-noite e 6h “para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias” ao longo dos 19 meses de obra, explicava, em maio, a ANA Aeroportos de Portugal, aquando da assinatura do contrato de empreitada com a Aciona.
A Lusa tentou junto da ANA obter mais pormenores sobre o progresso da empreitada, mas até ao momento sem sucesso.
Ouvido pela Lusa, Mário Gonçalves, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP), explicou que aos trabalhadores a Groundforce — a principal empresa de handling (assistência em escala ao transporte aéreo) — foi dada a possibilidade, sem qualquer pressão, de tirar um dia de férias ou, quem tivesse, utilizar descansos compensatórios.
“Quem não quiser, vai-se apresentar ao serviço”, indicou o sindicalista, acrescentando que, em alguns casos, como é o seu, os trabalhadores estão a aproveitar para formações em atraso.
“Em relação aos outros funcionários de outras áreas do aeroporto”, continuou, “as informações que eu tenho é que tudo está fechado — restaurantes, cafés — tudo está fechado. Uns vão aproveitar o dia para fazer atividades lúdicas fora do aeroporto, e já combinadas com as empresas, e outros, como os do free shop, vão trabalhar, mas é para fazer reposições, limpar, fazer inventário”.
Segundo Mário Gonçalves, o próprio aeroporto “vai aproveitar para fazer uma limpeza mais profunda nas áreas técnicas”.
Com esta operação de reabilitação, que representa um investimento de 50 milhões de euros, a ANA vai “reforçar as condições operacionais do aeroporto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura”.
A intervenção na pista e áreas adjacentes inclui a repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, intervenções de reforço estrutural da pista, ajustamento da geometria da faixa da pista (strip), e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35, bem como a substituição dos sistemas de luzes da pista por LED.
A obra prevê ainda renovação integral do sistema de drenagem da pista e a instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35, que vão permitir operações em baixa visibilidade.
Em maio, na sua intervenção, o presidente da ANA, Thierry Ligonnière, já tinha revelado que o aeroporto estaria encerrado no dia 10 de setembro.
“As únicas obras visíveis para os passageiros terão lugar no dia 10 de setembro. Alguns destes trabalhos terão de ser efetuados durante um período mais longo do que aquele que dispomos todas as noites. Esta situação leva-nos a propor o encerramento do aeroporto durante um dia completo, o único dia do ano em que não haverá aviões na pista no Porto”, explicou, à data, o responsável.
O presidente da ANA explicou que “esta data foi escolhida com base em probabilidades de condições meteorológicas favoráveis”.
“Cruzemos todos os dedos para que efetivamente as condições sejam favoráveis para que as obras possam ser feitas”, disse.
A pista, afirmou ainda Thierry Ligonnière, “está a precisar de uma renovação e de um reforço”.
“E aproveitamos este tratamento de rejuvenescimento para ajustar as características geométricas da pista (…) com vista a colocar a pista do Porto no mais alto nível de segurança”, desta forma contribuindo “para manter o aeroporto entre os melhores da Europa”, referiu ainda.

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VIANA DO CASTELO: EÓLICAS DEVEM “REPENSAR” AS COMPENSAÇÕES A PESCADORES
A cooperativa VianaPescas alertou esta sexta-feria que “vão ter de ser repensadas as contrapartidas” aos pescadores devido à implantação de eólicas offshore ao largo de Viana do Castelo, porque não foram contempladas todas as pretensões dos profissionais.

A cooperativa VianaPescas alertou esta sexta-feria que “vão ter de ser repensadas as contrapartidas” aos pescadores devido à implantação de eólicas offshore ao largo de Viana do Castelo, porque não foram contempladas todas as pretensões dos profissionais.
“Tínhamos pedido para libertarem, para a pesca, toda a Zona Livre Tecnológica prevista para Viana do Castelo. Mas só foi libertada metade dessa área. Isso vai prejudicar algumas embarcações, porque há zonas de pesca que vão desaparecer, e algumas terão de ser abatidas. As contrapartidas vão ter de ser repensadas”, disse à Lusa Portela Rosa, que representa a cooperativa VianaPescas de produtores de peixe de Viana do Castelo, com cerca de 450 associados.
O responsável reagia ao Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore (PAER), esta sexta-feira publicado em Diário da República e que reduziu a área norte e eliminou a área sul de Viana do Castelo.
“Prejudicaram metade do que estava previsto libertar a norte. Há barcos que pescam nessa zona e que vão ter de ir para outros sítios”, observou Portela Rosa.
O projeto que teve início com o anterior Governo socialista previa a criação de um parque eólico ‘offshore’ em Portugal, com 10 gigawatts (GW) de potência, e delimitava como possíveis áreas de exploração de energias renováveis Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Ericeira-Cascais e Sines.
Várias associações do setor da pesca manifestaram preocupações quanto ao impacto nas comunidades piscatórias e fauna marinha e a Avaliação Ambiental Estratégica do projeto assumia que a instalação de eólicas ‘offshore’ “deve conduzir ao abate de embarcações” e reduzir a pesca.
O plano esta sexta-feira publicado prevê uma área total para exploração de 2.711,6 km2, valor que inclui uma área de 5,6 km2 na Aguçadoura (Póvoa de Varzim), para instalação de projetos de investigação e demonstração não comerciais, o que representa uma diminuição de 470 km2 face à proposta submetida a discussão pública.
Assim, prevê-se uma área de 229 km2 em Viana do Castelo, para uma potência de 0,8 gigawatts (GW), 722 km2 em Leixões (2,5 GW), 1.325 km2 na Figueira da Foz (4,6 GW), 430 km2 em Sines (1,5 GW) e 5,6 km2 em Aguçadoura.
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PORTO: FUNCIONÁRIO DE ATL DETIDO POR SUSPEITA DE ABUSO DE MENORES
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um funcionário de um centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) da Área Metropolitana do Porto por suspeitas de abusar sexualmente de duas crianças de 12 e 13 anos, anunciou hoje esta força policial.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um funcionário de um centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) da Área Metropolitana do Porto por suspeitas de abusar sexualmente de duas crianças de 12 e 13 anos, anunciou hoje esta força policial.
Em comunicado, a PJ revelou que o suspeito, de 45 anos, foi detido na quinta-feira.
Segundo a PJ, as duas menores estavam à guarda e responsabilidade daquele funcionário no âmbito da sua atividade profissional.
A detenção aconteceu depois de uma das menores ter revelado que o homem a tinha molestado sexualmente e que uma outra teria uma “relação especial” com aquele, explicou.
A PJ indicou que os abusos terão ocorrido na casa do suspeito e de uma das menores e no carro do centro de estudos.
“Recolhidos elementos probatórios de natureza material e digital foi possível ainda atestar a prática de inúmeros crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores”, sublinhou.
O suspeito terá ainda criado na menor de 12 anos a ilusão de que tais práticas correspondiam a uma relação de namoro.
O detido, sem antecedentes criminais e suspeito de diversos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Matosinhos, no distrito do Porto.
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