Ligue-se a nós

REGIÕES

PORTO: FAP ANUNCIA BOLSAS PARA ESTUDANTES DA NOVA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

A presidente da Federação Académica do Porto (FAP) avançou hoje que os 40 estudantes bolseiros do ensino superior que conseguiram vaga na nova residência universitária gerida pela FAP vão receber uma bolsa anual de 500 euros.

Online há

em

A presidente da Federação Académica do Porto (FAP) avançou hoje que os 40 estudantes bolseiros do ensino superior que conseguiram vaga na nova residência universitária gerida pela FAP vão receber uma bolsa anual de 500 euros.

“Assinamos um protocolo com o Santander Universidades e, portanto, os estudantes que aqui residirem vão ter um valor de uma bolsa anual de 500 euros, fruto das parcerias que aqui estamos a desenvolver”, avançou hoje à Lusa, Gabriela Cabilhas.

À margem da entrevista que deu à Lusa sobre a residência universitária Academia 24, que abriu este ano letivo no centro histórico do Porto, Gabriela Cabilhas adiantou que os 40 estudantes que vão estrear a nova residência universitária, além de irem receber uma bolsa de anual de 500 euros, vão também ter um conjunto de workshops para melhor integração nesta na nova fase da vida.

“Temos previsto, nesta fase de integração um conjunto de dinâmicas de grupo e de workshops para promover a boa integração” e, numa ótica de facilitar esta integração, o valor absoluto da bolsa será atribuída no final do ano civil, portanto, em dezembro de 2023.

Gabriela Cabilhas lamentou que a FAP não tivesse podido candidatar o projeto da residência universitária Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas acredita que este projeto gerido pelos estudantes do Porto serve para provar que as associações de estudantes e as federações podem e devem ser entidades elegíveis para financiamentos como o PRR, do qual foram “barrados”.

“Nós já provámos que somos merecedores do voto de confiança que tanto exigimos e, por isso, pensar o país envolve também pensar com os jovens”, considerou, reiterando que os estudantes foram barrados no acesso ao financiamento, mas que projetos como o da residência universitária gerida pela FAP podem inspirar para o presente ou para o futuro.

A presidente da FAP considera que as associações e federações de estudantes estão “em igualdade de circunstância como outras entidades” para se candidatarem a planos e fundos de apoio financeiro.

A residência universitária Academia 24 abriu este ano letivo com 40 camas para estudantes bolseiros no centro histórico do Porto e vai ser gerida pela FAP, num edifício que foi concedido aos estudantes durante 30 anos pela Câmara Municipal do Porto.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

LISBOA: EM SEIS MESES 20 TAXISTAS DETIDOS PELO CRIME DE ESPECULAÇÃO

Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Online há

em

Vinte taxistas foram detidos entre março e setembro deste ano pelo crime de especulação, sendo alguns deles reincidentes neste tipo de práticas, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

De acordo com a mesma fonte, durante este mês de setembro a PSP deteve cinco taxistas, com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos, que se juntam a uma lista de 15 detenções que já tinham sido efetuadas entre março e agosto deste ano.

“Estas detenções surgem da pesquisa de informação e da perceção de uma prática que se tem revelado cada vez mais recorrente e de certa forma cristalizada no seio do transporte de passageiros através do serviço de táxi, e que alimenta negativamente a perceção de todo o universo de clientes que se socorrem destes transportes públicos, grande maioria deles turistas que viajam até Lisboa”, explica uma nota divulgada pelo Cometlis.

A PSP adianta ainda que as viaturas utilizadas para a prática do crime de especulação foram “cautelarmente apreendidas”, de forma a prevenir novos crimes da mesma natureza.

Os detidos já foram presentes junto dos serviços do Ministério Público, Instância Local de Pequena Criminalidade, sendo que alguns têm historial pela prática deste mesmo crime.

“A PSP continuará a investir esforços neste quadro criminal, visando prevenir a reincidência em práticas enganosas por parte destes operadores comerciais”, sublinha ainda a nota da PSP.

LER MAIS

REGIÕES

VINHAIS APRESENTA “RURAL CASTANEA” A FESTA DA CASTANHA

A Câmara Municipal de Vinhais apresentou hoje a “XVII Rural Castanea” a Festa da Castanha que re realiza anualmente em Vinhais, a Capital do Fumeiro transmontano.

Online há

em

A Câmara Municipal de Vinhais apresentou hoje a “XVII Rural Castanea” a Festa da Castanha que re realiza anualmente em Vinhais, a Capital do Fumeiro transmontano.

Vinhais é o maior produtor nacional de castanha, colhendo anualmente uma média de 15 mil toneladas, grande parte para exportação. Tal facto coloca o Vinhais como um concelho de excelência na produção de castanha graças ao investimento dos produtores locais na plantação e novas tecnologias de produção.

Luís Fernandes, Presidente da Autarquia de Vinhais, acredita que 2023 seja melhor que 2022, considerando que no passado as quebras de produção chegaram a 80% em algumas freguesias do concelho.

“O que verificamos no terreno é que este ano a produção será melhor do que no ano passado, que foi um ano muito mau”, disse o autarca aos jornalistas.

A autarquia de Vinhais já investiu mais de um milhão de euros na luta contra as doenças e pragas do castanheiro “A luta contra um parasitoide deu resultados. As largadas do parasitoide continuam, mas podem reduzir em 2024”, destacou Luís Fernandes.

Vinhais um concelho também conhecido como “Capital do Fumeiro” organiza anualmente a Festa da Castanha “Rural Castanea” que neste ano de 2023 irá realizar-se entre 20 e 22 de Outubro. Esperam-se 75 expositores, desde produtores regionais, gastronomia temática, doçaria, magustos, jornadas técnicas do castanheiro e o já conhecido Maior Assador de Castanhas do Mundo no Guiness World Records.

A “Rural Castanea”, a Festa da Castanha, conta ainda com um vasto cartaz de eventos, nomeadamente, Jornadas Técnicas do Castanheiro, Jornadas de Apicultura, Jornadas Micológicas de Outono, Concurso do Mel, Concurso da Castanha, Concurso de Doçaria com Castanha e Animação Musical a cargo de Bárbara Tinoco, Diogo Piçarra, entre outros.

 

LER MAIS
RÁDIO REGIONAL


DESPORTO DIRETO


RÁDIO REGIONAL: SD | HD





RÁDIO REGIONAL VILA REAL




RÁDIO REGIONAL CHAVES




RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA




RÁDIO REGIONAL MIRANDELA



MUSICBOX


WEBRADIO 100% PORTUGAL




WEBRADIO 100% POP-ROCK




WEBRADIO 100% OLDIES




WEBRADIO 100% LOVE SONGS




WEBRADIO 100% DANCE




WEBRADIO 100% BRASIL




WEBRADIO 100% INSPIRATION


PAGAMENTO PONTUAL


KEYWORDS

MAIS LIDAS