Ligue-se a nós

REGIÕES

PORTO: IPO APELA À DÁVIDA DE SANGUE E PLAQUETAS

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto registou, de 2021 para 2022, uma baixa de dádivas de sangue de 15,4%, um valor ‘significativo’ que quer corrigir com um apelo à doação, sobretudo junto dos jovens, foi divulgado esta segunda-feira.

Online há

em

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto registou, de 2021 para 2022, uma baixa de dádivas de sangue de 15,4%, um valor “significativo” que quer corrigir com um apelo à doação, sobretudo junto dos jovens, foi divulgado esta segunda-feira.

“Não há falta de sangue, há uma baixa significativa. Nunca esteve em causa qualquer tratamento, mas temos de antecipar para que corra tudo bem”, disse à agência Lusa a diretora do serviço de Imuno-hemoterapia do IPO do Porto, Luísa Lopes dos Santos.

Esta segunda-feira assinala-se o Dia Nacional do Dador de Sangue, o IPO do Porto está a apelar à dádiva de sangue e de plaquetas que pode ser feita de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 19h00, e aos sábados, das 08h30 às 12h30.

Dados enviados à Lusa mostram que, em 2022, o IPO do Porto registou 8.427 dádivas, o que corresponde a menos 15,4% do que no ano anterior.

Desse número, 1.323 foram de componentes plaquetários por aférese. O instituto destaca que registou 1.236 novos dadores, no entanto, frisou o apelo à manutenção dos dadores regulares.

“O IPO do Porto apela a uma dádiva mais frequente ao longo do ano e ainda para a importância de garantir um aumento mais sustentado de novos dadores com realce para as camadas mais jovens”, lê-se no texto partilhado com a Lusa.

Segundo o IPO do Porto, “a nível nacional, tem-se vindo a verificar uma redução de dádivas e o IPO do Porto não é exceção”, razão pela qual, e voltando a salvaguardar que “o tratamento dos doentes desta instituição nunca esteve nem está em causa”, Luísa Lopes dos Santos frisou o apelo “à dádiva altruísta”.

“É preciso também desmistificar o processo de dádiva de plaquetas, que é um processo simples, sem risco e seguro para os dadores”, acrescentou.

A médica recordou que “a terapêutica transfusional é indispensável no tratamento do doente oncológico, nomeadamente na quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e na cirurgia”.

“E esta terapêutica tem na sua essência o altruísmo dos dadores benévolos”, sublinhou.

O IPO do Porto necessita de componentes sanguíneos “seguros e eficazes”, em quantidade suficiente para responder às necessidades transfusionais dos mais de 2.000 doentes que, anualmente, necessitam de transfusões de componentes sanguíneos.

Esta segunda-feira, os dadores que se deslocarem ao serviço de Imuno-hemoterapia do IPO do Porto serão brindados com um momento musical e uma pequena oferta simbólica.

O Dia Nacional do Dador de Sangue que se comemora esta segunda-feira serve para homenagear os dadores que cumprem o seu dever de cidadania com um gesto simples e altruísta, sendo este um gesto capaz de salvar vidas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

VIMIOSO: JOSÉ LUÍS CARNEIRO INAUGURA NOVO POSTO TERRITORIAL DA GNR

O Concelho de Vimioso inaugurou o novo Posto Territorial da GNR. A cerimónia de inauguração ocorreu Terça-Feira dia 26 de Março e contou com a presença do Ministro da Administração Interna José Luís Carneiro, o presidente da Autarquia José Fidalgo e o 2º Comandante Geral da GNR Tenente-General Paulo Jorge Silvério.

Online há

em

O Concelho de Vimioso inaugurou o novo Posto Territorial da GNR. A cerimónia de inauguração ocorreu Terça-Feira dia 26 de Março e contou com a presença do Ministro da Administração Interna José Luís Carneiro, o presidente da Autarquia José Fidalgo e o 2º Comandante Geral da GNR Tenente-General Paulo Jorge Silvério.

Em 2021 a GNR e a Autarquia de Vimioso assinaram um Auto para Consignação da Reabilitação, protocolo de colaboração para a concretização de obras de requalificação do antigo posto dos anos 70 que desde 2018 que deixou de reunir condições necessárias de resposta à população.

O investimento total rondou os 750 mil euros e permite “melhores condições para o cumprimento da missão da Guarda Nacional Republicana (…) bem como assegurar um atendimento ao público com maior dignidade e qualidade, permitindo aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR aos cidadãos das suas freguesias” pode ler-se no comunicado desta força de segurança.

Segundo a GNR o novo Posto Territorial assegura resposta a uma área total de 330,00 Km², servindo uma população de 2660 habitantes.

LER MAIS

REGIÕES

VILA NOVA DE FAMALICÃO: HOMEM ATROPELADO MORTALMENTE POR UM CAMIÃO

Um homem foi esta quarta-feira mortalmente atropelado por um camião em Arnoso Santa Eulália, concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, disse fonte do Comando do Ave da Proteção Civil.

Online há

em

Um homem foi esta quarta-feira mortalmente atropelado por um camião em Arnoso Santa Eulália, concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, disse fonte do Comando do Ave da Proteção Civil.

Segundo a fonte, a vítima mortal terá cerca de 30 anos.

Fonte dos bombeiros de Vila Nova de Famalicão referiu à Lusa que o homem trabalhava na recolha do lixo e foi colhido pelo próprio camião de serviço.

Segundo a fonte dos bombeiros, a vítima, que tinha cerca de 30 anos, seguia na parte de trás do camião e foi colhido durante uma manobra.

O serviço de recolha do lixo em Famalicão está a cargo da empresa Blueotter Circular.

O alerta foi dado pelas 09h40.

Para o local foram mobilizados bombeiros e uma viatura médica de emergência e reanimação.

A GNR tomou conta da ocorrência e vai investigar as circunstâncias do acidente.

LER MAIS
RÁDIO ONLINE
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS