LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

NACIONAL

PORTUGAL COM AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA, TROVOADA E VENTO

Todos os distritos de Portugal continental e os grupos Ocidental e Central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.

blank

Todos os distritos de Portugal continental e os grupos Ocidental e Central dos Açores estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a maioria dos distritos do continente vão estar sob aviso amarelo hoje e na terça-feira, com exceção de Viseu, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, onde estará em vigor até quarta-feira.

Também os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (São Jorge, Terceira, Faial, Pico e Graciosa) dos Açores estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na origem da emissão destes avisos estão, segundo o IPMA, “as linhas de instabilidade” associadas ao ciclone extratropical Danielle, que vão originar precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste, evoluindo gradualmente para leste.

Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de quarta-feira.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população para a mudança gradual das condições meteorológicas, com chuva intensa e vento forte.

As autoridades esperam “precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada” e a possibilidade de acumulação de água significativa “em curtos períodos e rajadas de origem convectiva, em especial nas regiões do Norte, Centro e entre os distritos de Lisboa e Setúbal”.

Nas zonas costeiras, é esperada “ondulação de oeste/noroeste, durante o dia de hoje com uma altura significativa até 3,5 metros, em especial na costa oeste da região Sul, e na noite de 12 para 13” de setembro.

A Proteção Civil avisa que “deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido”.

Para prevenção de acidentes, é pedida à população especial atenção a estruturas que se possam soltar com o vento, à possibilidade de quedas de árvores e cuidado na circulação e permanência junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

A Proteção Civil pede ainda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adoção de uma condução defensiva nas estradas devido à formação de lençóis de água e à “possível acumulação de neve” nalgumas zonas.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

Dez distritos do continente vão estar na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, informou esta segunda-feira...

REGIÕES

A forte chuva que caiu entre as 13:30 e 14:00 de hoje em Lisboa levou ao corte de algumas vias e ao encerramento temporário...

REGIÕES

A Proteção Civil alertou hoje a população para as previsões de chuva e vento durante o dia de terça-feira que podem causar cheias, inundações...

REGIÕES

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e...

RÁDIO REGIONAL

blank


DESPORTO DIRETO


LINHA CANCRO

RÁDIO REGIONAL


EMISSÃO NACIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




EMISSÃO REGIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




WEBRÁDIOS TEMÁTICAS



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER