JORNALONLINE
NACIONAL

SONDAGEM: INSATISFAÇÃO COM GOVERNO ATINGE NÍVEIS CRÍTICOS NA HABITAÇÃO E FISCALIDADE

Um estudo de opinião realizado pelo ICS e pelo ISCTE para a SIC e o Expresso revela um cenário de acentuado pessimismo entre os portugueses quanto ao rumo do país e ao desempenho do Executivo de Luís Montenegro.

De acordo com a sondagem, 60% dos inquiridos consideram que Portugal segue pelo caminho errado, enquanto metade da amostra afirma que a situação económica nacional piorou no último ano. Embora a avaliação geral do Governo colha 35% de opiniões positivas, este apoio dilui-se quando analisado por setores específicos, onde os índices de insatisfação atingem valores próximos da unanimidade.

Os dados são particularmente críticos na área da habitação, com 93% dos inquiridos a manifestarem desagrado com a ação governativa. O combate à corrupção (89%) e a carga fiscal (88%) seguem de perto nos níveis de descontentamento.

Setores estruturais como o Serviço Nacional de Saúde, o custo de vida e o combate à criminalidade apresentam também taxas de insatisfação superiores a 80%. Os indicadores de aprovação apenas registam uma subida ligeira — em torno de um terço dos inquiridos — em temas como a imigração, a proteção do ambiente e a escola pública.

O trabalho de campo desta sondagem decorreu entre 27 de fevereiro e 8 de março de 2026.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

TRÁS-OS-MONTES: MINISTRO ANUNCIA APOIOS A AFETADOS PELOS INCÊNDIOS

Jornal Online

GNR LANÇA OPERAÇÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE DE 4 A 10 DE AGOSTO

Jornal Online

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TESTADA NO COMBATE A INCÊNDIOS

Jornal Online

TRÁS-OS-MONTES: PRODUTORES DE VINHO E AZEITE COM PERDAS AVULTADAS

Jornal Online

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PASSA A UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

Jornal Online

DENÚNCIAS DE ASSÉDIO EM ESCOLAS DE CONDUÇÃO REVELAM FALHAS NO SISTEMA

Jornal Online

Deixe um comentário