JORNALONLINE
REGIÕES

VALENÇA INVESTE 575 MIL EUROS PARA PROTEGER AS ÁREAS RURAIS DOS INCÊNDIOS

Valença vai ter um investimento de cerca de 575 mil euros em 12 manchas florestais para tornar os aglomerados populacionais próximos “menos suscetíveis ao fogo”, revelou hoje a autarquia.

“Esta operação, denominada Condomínios de Aldeia, implicará um investimento de cerca de 575 mil euros e vai promover uma grande intervenção florestal, à volta de 12 aglomerados populacionais destas freguesias. O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo”, explica em comunicado aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

As 12 manchas florestais abrangidas ficam “próximas a aglomerados populacionais nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins”.

“Os trabalhos vão implicar ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais”, descreve o município

As ações vão realizar-se “em áreas de terrenos baldios e privados, de acordo com os proprietários”.

Em Cerdal, a operação vai decorrer nas áreas envolventes ao lugar de Gondelim e, na União de Freguesias de Gandra e Taião, estarão abrangidos os lugares de Felgueiras, em Taião e Mondim de Cima, Paço e Ozão em Gandra.

Na União de Freguesias de Gondomil e Sanfins, estarão incluídos os lugares de Quebrada e Eiras em Sanfins, Laços, Pereiro, Silhães e Aldeia em Gondomil.

Na Freguesia de Boivão, a intervenção acontece no lugar da Pedreira.

A par destas intervenções, a Câmara vai “promover ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados”, comprar um biotriturador, reforçar e melhorar a sinalética dos pontos de água e das zonas de lazer e espaço verde, na União de freguesias de Gandra e Taião e de Gondomil e Sanfins.

A intervenção “enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência [PRR] à medida Condomínio de Aldeias.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 400 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

MONTALEGRE: SERRA DO LAROUCO RECEBE OS MELHORES PILOTOS DE PARAPENTE

Jornal Online

MIRANDELA: TRABALHADOR EM ESTADO GRAVE APÓS QUEDA DE TELHADO

Jornal Online

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 160 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Jornal Online

Deixe um comentário