REGIÕES
VILA POUCA DE AGUIAR CAPACITA ESCOLAS PARA APOIAR ALUNOS COM DIABETES TIPO 1
Numa iniciativa para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, o Município de Vila Pouca de Aguiar e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) realizaram uma sessão de sensibilização para professores, assistentes operacionais e técnicos educativos. A ação, integrada no projeto “Crescer para o Sucesso!” (PIPSE-VPA), visa reforçar a segurança e a inclusão de alunos com diabetes tipo 1.
O Município de Vila Pouca de Aguiar promoveu, na passada sexta-feira, uma ação de sensibilização para dotar as comunidades escolares de mais ferramentas para lidar com a diabetes tipo 1. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, foi dirigida a professores, assistentes operacionais e técnicos educativos.
Inserida no projeto “Crescer para o Sucesso!” (financiado pelo NORTE2030), a sessão teve como objetivo “reforçar a preparação das comunidades escolares para lidar com as necessidades específicas dos alunos” com esta condição crónica, promovendo o “conhecimento técnico, segurança e inclusão”.
Durante a formação, os participantes aprofundaram conhecimentos e esclareceram dúvidas sobre estratégias práticas. As metodologias apresentadas pela APDP focaram-se na literacia em saúde, na gestão diária da diabetes e na importância de uma “resposta rápida e informada” perante situações de risco.
A autarquia sublinha que a ação destacou a “necessidade de construir ambientes escolares mais preparados, inclusivos e equitativos”, onde todos os alunos possam alcançar o sucesso educativo em condições de igualdade. Com esta iniciativa, Vila Pouca de Aguiar reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde e o fortalecimento da capacidade das escolas para responderem aos desafios de condições crónicas.
Versão Rádio:




