JORNALONLINE
REGIÕES

VILA REAL: INVESTIGAÇÃO JUDICIAL REVELA “TEIA DE INFLUÊNCIAS”

O processo judicial “Vila Real Social” está a expor uma complexa teia de influência entre os vários arguidos, envolvendo alegados esquemas de favorecimento e gestão danosa na empresa municipal. Entre os arguidos, Rui Santos (ex-presidente da Autarquia de Vila Real), José Maria Magalhães (ex-Presidente da Vila Real Social) e Domingos Madeira Pinto.

A investigação, que incide sobre a atividade da estrutura nos últimos anos, aponta para relações de proximidade que teriam facilitado a viciação de procedimentos de contratação pública e a atribuição indevida de benefícios. Segundo os dados apurados, os arguidos — que incluem antigos dirigentes e empresários — manteriam contactos privilegiados que permitiam o controlo sobre decisões estratégicas, prejudicando o erário público e a transparência da instituição.

O Ministério Público sustenta que esta rede de influências operava de forma articulada, visando o benefício mútuo em detrimento das regras de concorrência e boa gestão. As buscas e as perícias financeiras realizadas no âmbito da operação reforçaram os indícios de crimes como prevaricação, corrupção passiva e peculato.

O caso continua a marcar a atualidade em Vila Real, aguardando-se agora os próximos passos instrutórios que poderão levar à pronúncia dos envolvidos e ao respetivo julgamento num processo que abalou a confiança na gestão pública local.


Versão Rádio:

 


Vítor Fernandes

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

SINTAB CRITICA FALTA DE MEDIDAS DO GOVERNO PARA O MATADOURO DO CACHÃO

Jornal Online

ALIJÓ: EXPANSÃO DA REDE DE FIBRA ÓTICA CHEGA A 98% DO CONCELHO

Jornal Online

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Jornal Online

Deixe um comentário