JORNALONLINE
REGIÕES

VINHAIS ACOLHE VI BIENAL JORGE LIMA BARRETO EM JUNHO DE 2026

O Centro Cultural de Vinhais recebe, nos dias 26 e 27 de junho de 2026, a VI Bienal Jorge Lima Barreto. O evento, promovido pelo município local, celebra o legado do músico e ensaísta através de um programa multidisciplinar que inclui música, conferências, exposições e criação comunitária.


A sexta edição da Bienal Jorge Lima Barreto terá lugar no Centro Cultural de Vinhais, centrando-se na preservação da memória e na promoção da criação contemporânea. A iniciativa, organizada pela autarquia, homenageia a figura de Jorge Lima Barreto, apresentando uma programação que cruza diversas linguagens artísticas, como a música experimental, a poesia e a performance. A abertura oficial está agendada para sexta-feira, dia 26 de junho, seguida pela conferência ‘Arquivos de Som e Sorriso’, conduzida por Vítor Rua. O músico, que foi cofundador do projeto Telectu com Jorge Lima Barreto, trará uma perspetiva singular sobre a obra e o percurso do homenageado. O programa do primeiro dia inclui ainda a inauguração de várias exposições com fragmentos da vida de Barreto e o concerto-ópera ‘A Canção das Criaturas Silenciadas’, de Vítor Rua e Ilda Teresa Castro.

O segundo dia, 27 de junho, destaca o envolvimento comunitário com o projeto ‘Mãos que Escutam’, que reúne utentes de instituições locais numa peça de arte coletiva exposta sobre o piano de Barreto. A tarde será dedicada a workshops criativos, culminando na leitura de poesia de Miguel Torga por Luís Lima Barreto e no concerto de encerramento pelos Expresso Transatlântico. A organização sublinha que a bienal visa consolidar Vinhais como uma referência nacional na experimentação artística, promovendo o diálogo entre a tradição, a inovação cultural e a participação ativa da comunidade regional.


Veja aqui o cartaz:


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

SINTAB CRITICA FALTA DE MEDIDAS DO GOVERNO PARA O MATADOURO DO CACHÃO

Jornal Online

ALIJÓ: EXPANSÃO DA REDE DE FIBRA ÓTICA CHEGA A 98% DO CONCELHO

Jornal Online

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Jornal Online

CHAVES: ESPANHA NÃO AUTORIZA PROVAS DO “RALI DA ÁGUA”

Jornal Online

Deixe um comentário