ECONOMIA & FINANÇAS
ABONO DE FAMÍLIA AUMENTA 2,2% COM RETROATIVOS A JANEIRO
As prestações familiares sobem amanhã. O Governo atualizou o valor do abono de família em 2,2%, com retroativos a janeiro. No escalão mais baixo, o apoio para crianças até aos 3 anos aumenta 4,11 euros, passando para os 190 euros mensais. O subsídio de funeral e pré-natal também são revistos.
O valor do abono de família e de outras prestações sociais vai aumentar 2,2% a partir de amanhã, sexta-feira, dia 6 de fevereiro. A portaria, publicada hoje em Diário da República, define a atualização com efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2026.
O aumento baseia-se na inflação média dos últimos 12 meses. Para as famílias do primeiro escalão (rendimentos mais baixos), o abono sobe 4,11 euros mensais para crianças até aos três anos, fixando-se nos 190,98 euros. Para crianças com mais de três anos, o valor sobe para 75,13 euros.
A medida abrange também o abono pré-natal, o subsídio de funeral (que passa para 268,57 euros) e as bonificações por deficiência. O subsídio por assistência de terceira pessoa aumenta para 128,24 euros. Os beneficiários receberão os acertos referentes a janeiro juntamente com o pagamento deste mês.




