JORNALONLINE
INTERNACIONAL

CIBERSEGURANÇA: HACKERS RUSSOS ATACAM E PARALISAM OS CORREIOS DA BULGÁRIA

Os correios da Bulgária foram alvo de um ciberataque que bloqueia desde meados de abril a receção de encomendas do estrangeirou ou o pagamento de reformas, revelou esta terça-feira o governo búlgaro, que atribuiu a responsabilidade à Rússia.

“O ataque cibernético que interrompe os serviços postais desde 16 de abril, tem a assinatura dos serviços russos”, referiu a vice-primeira-ministra Kalina Konstantinova, em conferência de imprensa.

As entregas fora da Bulgária e a receção de cartas e encomendas de fora do país, bem como o pagamento de faturas e de pensões, foram temporariamente bloqueados.

Os registos ficaram perdidos para sempre, lamentou ainda o conselheiro do governo, Vassilev Velitchkov, especialista em informática, sem acrescentar mais detalhes sobre a natureza destes documentos.

O ‘software’ malicioso, que atingiu primeiro o escritório central em Sofia antes de afetar toda a rede, foi “projetado de forma a não afetar os dados da Rússia e das ex-repúblicas soviéticas”, adiantou.

O serviço de correios tem mais de 6.000 computadores, metade dos quais com mais de 15 anos e vulneráveis aos ataques, devido à ausência de um sistema de proteção antivírus adequado.

A agência de segurança nacional búlgara acrescentou que “outras instituições públicas” foram vítimas de ‘hackers’, embora em menor escala.

“Os ataques têm-se multiplicado desde o início da guerra na Ucrânia”, sublinhou Vassilev Velitchkov, referindo-se a uma “guerra cibernética destinada a semear preocupação e instabilidade”.

Vários ‘sites’ oficiais da Roménia, incluindo os do Governo e Ministério da Defesa, foram alvo de ciberataques na sexta-feira, que foram reivindicados por um grupo pró-Rússia.

Os correios da Grécia foram atingidos em março por um “ataque informático”, que causou uma “suspensão temporária” de alguns serviços desta empresa pública.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

10 DE JULHO: INÍCIO DA BATALHA DE INGLATERRA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1940)

Jornal Online

06 DE JULHO: RATIFICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA (1923)

Jornal Online

ESTADOS UNIDOS OFERECEM MEDIAÇÃO PARA TERMINAR GUERRA NA UCRÂNIA

Jornal Online

REDES SOCIAIS PREJUDICAM O BEM-ESTAR DE 25% DOS PORTUGUESES

Jornal Online

29 DE JUNHO: ACOPLAGEM DA ATLANTIS NA ESTAÇÃO ESPACIAL MIR (1995)

Jornal Online

PORTUGUESES CONSIDERAM INSUFICIENTE RESPOSTA DO GOVERNO À GUERRA

Jornal Online

Deixe um comentário