JORNALONLINE
REGIÕES

GOVERNO ALARGA PRAZO PARA LIMPEZA DE TERRENOS ATÉ 31 DE MAIO

O Governo decidiu prolongar o prazo para a limpeza de matas e terrenos rurais até ao dia 31 de maio, para as áreas situadas fora do perímetro de calamidade. A medida, coordenada pelos Ministérios da Administração Interna e da Agricultura, visa conceder mais tempo a proprietários, arrendatários e entidades responsáveis para cumprirem a obrigação legal de gestão de combustível.

De acordo com a legislação em vigor, a limpeza é obrigatória numa faixa de 100 metros em redor de aglomerados populacionais, parques de campismo, zonas industriais e outras infraestruturas críticas.

Para os concelhos incluídos na área abrangida pela declaração de calamidade, o prazo limite foi estipulado para o dia 30 de junho.

O incumprimento desta obrigação pode resultar em coimas que variam entre os 140 e os 5 mil euros para pessoas singulares.

A fiscalização do cumprimento da lei estará a cargo de diversas entidades, nomeadamente a GNR, PSP, ICNF, câmaras municipais e vigilantes da natureza. Esta decisão do Executivo enquadra-se na estratégia nacional de prevenção de incêndios florestais, tendo como prioridade a proteção de pessoas, bens e a preservação dos ecossistemas face ao período de maior risco de fogos.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

SINTAB CRITICA FALTA DE MEDIDAS DO GOVERNO PARA O MATADOURO DO CACHÃO

Jornal Online

ALIJÓ: EXPANSÃO DA REDE DE FIBRA ÓTICA CHEGA A 98% DO CONCELHO

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

Deixe um comentário