JORNALONLINE
NACIONAL

VIOLÊNCIA CONTRA PROFISSIONAIS DO SNS SOBE PARA 3429 CASOS EM 2025

Os episódios de violência contra profissionais do SNS registaram um aumento acentuado em 2025, atingindo as 3429 ocorrências, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O balanço revela uma subida de 848 casos face a 2024, destacando-se a violência psicológica como a forma de agressão mais comum, representando mais de metade do total (2067 incidentes).

Este cenário resultou também num crescimento do absentismo, com 2012 dias de ausência ao trabalho devido a estas situações. O relatório indica que todas as tipologias de agressão aumentaram: a violência física subiu para 730 casos e o assédio moral para 318.

Desde abril do ano passado, uma nova lei classifica a maioria destas agressões como crime público. Para mitigar o fenómeno, realizaram-se cerca de 600 sessões de formação envolvendo mais de 12 mil profissionais, sob coordenação da DGS e da Direção Executiva do SNS.


Versão Rádio.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Jornal Online

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Jornal Online

TRÁS-OS-MONTES: REFORÇO NA SAÚDE ABRANGE MAIS DE 10.900 UTENTES

Jornal Online

Deixe um comentário