JORNALONLINE
REGIÕES

VINHAIS APROVA CRIAÇÃO DE TERCEIRA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou por unanimidade a criação da terceira Equipa de Intervenção Permanente para os Bombeiros Voluntários locais. A medida visa reforçar o socorro num território de quase 700 quilómetros quadrados, marcado pela dispersão de mais de uma centena de localidades.


A proposta, apresentada pelo presidente da autarquia, Luís dos Santos Fernandes, responde à necessidade de adaptar os meios de socorro às especificidades geográficas do concelho. Com uma área de 694,76 quilómetros quadrados e 26 freguesias, a dispersão populacional exige uma prontidão operacional que garanta respostas rápidas em situações de emergência e proteção civil.

Atualmente, a corporação de Vinhais dispõe de 119 bombeiros no quadro ativo e duas equipas de intervenção permanente. Contudo, o aumento das exigências no socorro pré-hospitalar, no combate a incêndios rurais e na resposta a fenómenos meteorológicos extremos justificou este reforço. A nova equipa permitirá reduzir os tempos de resposta e assegurar uma cobertura contínua e eficiente em todo o território municipal.

A terceira Equipa de Intervenção Permanente será composta por cinco elementos. Os custos de funcionamento e constituição serão partilhados em partes iguais entre o Município de Vinhais e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Esta parceria segue os moldes previstos na legislação em vigor, consolidando o investimento na segurança de pessoas e bens na região transmontana.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VILA FLOR: DOIS MORTOS E QUATRO FERIDOS EM COLISÃO FRONTAL NO IC5

Jornal Online

INCÊNDIO EM MONCORVO ALASTRA A CARRAZEDA DE ANSIÃES COM DUAS FRENTES ATIVAS

Jornal Online

GNR INVESTIGA APARECIMENTO DE PEIXES MORTOS NO RIO CORGO EM VILA REAL

Jornal Online

INCÊNDIOS ATIVOS MOBILIZAM MAIS DE 750 BOMBEIROS

Jornal Online

FC VINHAIS PERDE NA ESTREIA DE CAMPEONATO FRENTE AO MARIA DA FONTE

Jornal Online

VILA REAL: JOVENS PRESSIONAM AUTARQUIA POR PLANO DE AÇÃO CLIMÁTICA URGENTE

Jornal Online

Deixe um comentário