Ligue-se a nós

DESPORTO

DESPORTO GEROU 1,9 MIL MILHÕES DE EUROS EM PORTUGAL EM 2021

O setor desportivo gerou 1,9 mil milhões de euros de volume de negócios, aumentando 11,9% em relação a 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Online há

em

O setor desportivo gerou 1,9 mil milhões de euros de volume de negócios, aumentando 11,9% em relação a 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo dados do Sistema de Contas Integradas das Empresas, hoje publicados no relatório “Desporto em Números 2022”, as empresas do setor desportivo registaram um volume de negócios em 2021 bem acima do ano transato, e um valor acrescentado bruto (VAB) de 731,9 milhões de euros.

É neste valor que se nota a maior subida, com 23,2% de acréscimo gerado por 14.368 empresas registadas, mais 4,5% em relação ao ano anterior, com 45,7% do volume de negócios gerado por empresas de gestão de instalações desportivas, clubes desportivos, ginásios e outras atividades.

Quanto ao financiamento público, a afetação ao setor desportivo pelas câmaras municipais subiu 7,4% para 323,3 milhões de euros, isto em 2021, ano em que o financiamento do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) às federações chegou aos 41 milhões, menos 3% do que no ano anterior.

A despesa média por habitante em atividades e equipamentos desportivos foi de 31,2 euros, com a verba mais alta no Algarve (60 euros) e a mais baixa na Madeira e na Área Metropolitana de Lisboa, com 12,9 e 18 euros, respetivamente.

Quanto a dados de 2022 – os mais recentes inseridos no relatório, ainda provisórios -, os salários dos trabalhadores do setor subiram 4,7%, para uma média mensal bruta de 1.366 euros, com a componente regular também a subir, para os 1.078 euros.

Os salários mais altos registam-se nos clubes desportivos (2.645 euros), com o ensino desportivo e recreativo no outro extremo, com um total de 848 euros, mas abaixo do salário mínimo nacional de 760 euros, nos 746.

Em 2022, trabalhavam no setor cerca de 44,5 mil pessoas, uma subida de 20,3%, e na sua maioria homens (64,5%), mais de metade abaixo dos 34 anos e também acima dos 50% quanto à escolaridade avançada, com 51% já com o ensino superior completo.

Registaram-se aumentos nos preços dos bens e serviços desportivos, desde logo na assistência (7,1%), na compra de bicicletas (6,5%) e na participação (1,9%).

Em 2021, eram 9.893 os clubes desportivos regularizados, menos 10,6% do que em 2020, com uma descida acentuada no número de praticantes, para os 483.829, um decréscimo de 17,7%.

O futebol, sem surpresa, regista o maior número de praticantes, 26% do total, e os homens predominam em vários desportos, com mais ênfase no mais representativo, com 93,3% dos futebolistas do país do género masculino.

Existiam 712 praticantes de alto rendimento em 2022, 62,1% homens, com cinco sextos abaixo dos 30 anos, com 8.265 títulos profissionais atribuídos, a maior parte de treinadores (67,3%).

Quanto ao ensino superior, em 2021/22 estavam registados 10.973 alunos nas áreas desportivas, uma subida de 4,1% em relação ao período transato.

No setor das exportações, o crescimento em 2022 para 2021 foi de 7,6%, para um valor que atinge os 580,1 milhões de euros, com um saldo positivo de 175,6 milhões na balança comercial de bens desportivos.

As bicicletas representam 345,2 milhões de euros deste ‘bolo’ total, com os bens de ginástica e natação como principais responsáveis na importação, além do calçado.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA EMPATA EM VILA DO CONDE NA DESPEDIDA DA ÉPOCA (VÍDEO)

O campeão cessante Benfica despediu-se hoje da temporada 2023/24 com um empate 1-1 na visita ao terreno do Rio Ave, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Online há

em

O campeão cessante Benfica despediu-se hoje da temporada 2023/24 com um empate 1-1 na visita ao terreno do Rio Ave, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O turco Kokçu adiantou os ‘encarnados’, aos 32 minutos, mas, já em tempo de compensação, os vila-condenses chegaram à igualdade, numa grande penalidade convertida por Costinha, aos 90+3.

Já com o segundo posto garantido, o Benfica fechou a I Liga com 80 pontos, provisoriamente a sete do líder e já campeão Sporting, que no sábado recebe o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, enquanto o Rio Ave confirmou o estatuto de equipa com mais empates na competição (19) e encerrou o campeonato com 37 pontos, por enquanto na 11.ª posição.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS

DESPORTO

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de Março e Abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

Online há

em

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de março e abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) considerou regularizadas as obrigações salariais relativas aos meses de Março e Abril de 2024 após – também em abril – ter dado entrada na justiça de mais um Processo Especial de Revitalização por incumprimento e/ou insolvência iminente perante mais de 50 credores, nomeadamente e precisamente funcionários (inclui atletas e/ou treinadores).


COMO FUNCIONA O CONTROLO SALARIAL DOS CLUBES ?

O Controlo Salarial está previsto no Artigo 78-A do Regulamento das Competições Profissionais. Periodicamente os clubes estão obrigados a demonstrar a inexistência de dívidas correspondentes a retribuições-base e compensações mensais a jogadores e treinadores com contrato de trabalho ou formação.

Este controlo ocorre em três momentos:

  • Até 15 de setembro relativo aos salários de maio a agosto.
  • Até 15 de dezembro relativo aos salários de setembro a novembro.
  • Até 15 de março relativo aos salários de dezembro a fevereiro.
  • Até 15 de maio relativo aos salários de março e abril.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais é efetuada através de declaração do próprio clube que o ateste, subscrita pelos legais representantes e certificada por ROC ou SROC, contendo uma relação discriminada dos jogadores e treinadores a que respeita.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais também pode ser efetuada por via de simples acordos de pagamento entre clube e credor (funcionário, atleta ou treinador), ou seja, ainda que existam dívidas salariais pode o clube e credor chegar a um acordo de pagamento, cabendo apenas aos Tribunais a competência executiva do cumprimento desses acordos.


SINDICATO DOS JOGADORES ALERTA

No passado dia 10 de maio o Sindicato dos Jogadores alertou para as práticas irregulares a que os atletas estão sujeitos sempre que um determinado clube pretende fazer prova da regularização salarial.

O Sindicato dos Jogadores alerta os futebolistas para que procurem aconselhamento jurídico, se forem abordados para a assinatura de documentos que traduzam a confirmação de pagamentos não recebidos ou acordo para o adiamento do pagamento dos créditos laborais vencidos” pode ler-se no comunicado do Sindicato dos Jogadores.

Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato dos Jogadores, tem tido uma voz ativa na defesa dos direitos dos atletas. Em finais de 2023 tomou posição publica ao pedir uma “resposta à altura das exigências” especificamente em relação aos clubes incumpridores, nomeadamente Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense após falharem mais que uma vez o controlo das obrigações salariais.

Vítor Fernandes


VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA – INVESTIGAÇÃO

BOAVISTA: ASSEMBLEIA GERAL ELEGE FARY FAYE PRESIDENTE

BOAVISTA EM RISCO DE EXCLUSÃO DA PRIMEIRA LIGA – CHAVES E VIZELA ATENTOS

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS