Ligue-se a nós

DESPORTO

SPORTING CP X FC PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Um Sporting mais rápido e agressivo a ganhar de forma clara e fácil, influenciado pelo melhor jogador a atuar no campeonato português Viktor Gyokeres que marcou e deu a marcar a Pedro Gonçalves, e pela justa expulsão de Pepe no início da segunda parte, num jogo onde globalmente o F C Porto demonstrou fragilidade pouco habitual nos clássicos.

Online há

em

Um Sporting mais rápido e agressivo a ganhar de forma clara e fácil, influenciado pelo melhor jogador a atuar no campeonato português Viktor Gyokeres que marcou e deu a marcar a Pedro Gonçalves, e pela justa expulsão de Pepe no início da segunda parte, num jogo onde globalmente o F C Porto demonstrou fragilidade pouco habitual nos clássicos.

Ruben Amorim privado de Coates, por lesão, deu uma oportunidade a Eduardo Quaresma que se viria a revelar decisiva na forma como, muito rápido e sempre bem posicionado controlou todas as arrancadas de Galeno e em posse de bola esteve muito personalizado. Poderia ter coroado a sua magnifica exibição com a arrancada que viria a dar o segundo golo do Sporting, anulado e bem pelo VAR, por falta sobre João Mário.

Sérgio Conceição também surpreendeu ao deixar Fábio Cardoso no banco de suplentes e David Carmo na bancada para dar a titularidade a Zé Pedro, alteração que não surtiu efeito porque o central portista esteve muito receoso em posse de bola e teve dificuldades nos duelos individuais com os avançados leoninos.

Na fase denominada de estudo, em que o equilíbrio era evidente com as organizões defensivas a s o talento e capacidade física de Gyokeres, num movimento característico a ganhar em profundidade e com alguma facilidade a libertar-se de Pepe e depois com um remate para o canto mais inesperado, surpreendeu Diogo Costa e abriu o marcador.

O FC Porto acusou o golo e os minutos seguintes foram de domínio dos leões que em transição criaram algumas dificuldades à instável organização defensiva portista. Na parte final da primeira parte o Porto conseguiu ter mais bola e melhorar, e até poderia ter empatado no golpe de cabeça de Galeno que Adán contrariou com uma excelente defesa com o seu pé esquerdo.

A segunda parte fica marcada pela justa expulsão de Pepe, com o Sporting a controlar o jogo e com os jogadores do FC Porto a tentar reagir, mas a desvantagem numérica fez toda a diferença. O Sporting marca o segundo golo em mais uma arrancada de Gyokeres que assistiu Pedro Gonçalves de forma perfeita e resolveu o jogo, ainda teve algumas oportunidades para dilatar e o Porto também poderia ter reduzido.

As equipas chegaram a marcar por Evanilson e Paulinho, ambos bem invalidados. Rúben Amorim e Sérgio Conceição promoveram várias substituições na segunda parte, todas sem impacto no desenrolar do jogo que foi sempre controlado pela formação da casa.

Vitória justa da melhor equipa, naquela que foi a vitória mais fácil do Sporting sobre o Porto na era Amorim/Conceição.

O melhor do jogo foi Viktor Gyokeres, fundamental na diferença de qualidade de jogo e de dinâmica ofensiva entre as duas equipas, Eduardo Quaresma também faz um fantástico jogo a demonstrar qualidades ainda não vistas desde que é sénior. Muito rápido e decidido nas abordagens e duelos defensivos, sempre bem posicionado e com excelente critério na posse de bola fez um jogo para mais tarde recordar e pode funcionar como ponto de partida para uma carreira que se chegou a projetar de enorme sucesso. Hjulmand defensivamente esteve irrepreensível e Geny Catamo afirma-se cada vez mais como um dos melhores do Sporting.

No Porto não houve nenhuma figura de destaque, os menos maus terão sido Eustáquio e Evanilson. Pepê e Galeno tentaram sem sucesso carregar a equipa para o ataque e Taremi está longe do rendimento das épocas anteriores. Pepe a grande figura do conjunto portista esteve desastrado, pouco agressivo no golo do Sporting e imprudente no lance que lhe valeu a expulsão e que praticamente retirou a sua equipa da possibilidade de discutir o resultado.

Nuno Almeida não teve tarefa fácil, mas com a ajuda do VAR acabou por tomar decisões acertadas.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de Março e Abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

Online há

em

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de março e abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) considerou regularizadas as obrigações salariais relativas aos meses de Março e Abril de 2024 após – também em abril – ter dado entrada na justiça de mais um Processo Especial de Revitalização por incumprimento e/ou insolvência iminente perante mais de 50 credores, nomeadamente e precisamente funcionários (inclui atletas e/ou treinadores).


COMO FUNCIONA O CONTROLO SALARIAL DOS CLUBES ?

O Controlo Salarial está previsto no Artigo 78-A do Regulamento das Competições Profissionais. Periodicamente os clubes estão obrigados a demonstrar a inexistência de dívidas correspondentes a retribuições-base e compensações mensais a jogadores e treinadores com contrato de trabalho ou formação.

Este controlo ocorre em três momentos:

  • Até 15 de setembro relativo aos salários de maio a agosto.
  • Até 15 de dezembro relativo aos salários de setembro a novembro.
  • Até 15 de março relativo aos salários de dezembro a fevereiro.
  • Até 15 de maio relativo aos salários de março e abril.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais é efetuada através de declaração do próprio clube que o ateste, subscrita pelos legais representantes e certificada por ROC ou SROC, contendo uma relação discriminada dos jogadores e treinadores a que respeita.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais também pode ser efetuada por via de simples acordos de pagamento entre clube e credor (funcionário, atleta ou treinador), ou seja, ainda que existam dívidas salariais pode o clube e credor chegar a um acordo de pagamento, cabendo apenas aos Tribunais a competência executiva do cumprimento desses acordos.


SINDICATO DOS JOGADORES ALERTA

No passado dia 10 de maio o Sindicato dos Jogadores alertou para as práticas irregulares a que os atletas estão sujeitos sempre que um determinado clube pretende fazer prova da regularização salarial.

O Sindicato dos Jogadores alerta os futebolistas para que procurem aconselhamento jurídico, se forem abordados para a assinatura de documentos que traduzam a confirmação de pagamentos não recebidos ou acordo para o adiamento do pagamento dos créditos laborais vencidos” pode ler-se no comunicado do Sindicato dos Jogadores.

Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato dos Jogadores, tem tido uma voz ativa na defesa dos direitos dos atletas. Em finais de 2023 tomou posição publica ao pedir uma “resposta à altura das exigências” especificamente em relação aos clubes incumpridores, nomeadamente Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense após falharem mais que uma vez o controlo das obrigações salariais.

Vítor Fernandes


VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA – INVESTIGAÇÃO

BOAVISTA: ASSEMBLEIA GERAL ELEGE FARY FAYE PRESIDENTE

BOAVISTA EM RISCO DE EXCLUSÃO DA PRIMEIRA LIGA – CHAVES E VIZELA ATENTOS

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA DESPEDE-SE DA ÉPOCA 23/24 EM CASA DO RIO AVE

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Online há

em

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Os ‘encarnados’ têm oito pontos de atraso em relação aos ‘leões’ e já não poderão evitar a passagem do testemunho ao rival lisboeta, enquanto o FC Porto, terceiro classificado, está ainda mais distante, a 10 pontos, pelo que o campeão da época passada se limitará a cumprir calendário no estádio do 10.º colocado.

O jogo entre Rio Ave e Benfica começa a disputar-se às 20:45, duas horas depois do início do confronto entre Famalicão, também já sem possibilidade de deixar a atual oitava posição, e Casa Pia, 12.º posicionado, que ainda pode subir ou descer na classificação, mas já tem a manutenção assegurada.

O Sporting despede-se no domingo do campeonato que conquistou, ao receber o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, no mesmo dia em que se decidirá a última equipa do pódio, no embate entre Sporting de Braga e FC Porto, com vantagem para os portuenses, que estão um ponto acima dos bracarenses.

Programa da 34.ª e última jornada da I Liga:

– Sexta-feira, 17 mai:

Famalicão – Casa Pia, 18:45

Rio Ave — Benfica, 20:45

– Sábado, 18 mai:

Boavista — Vizela, 15:30

Estrela da Amadora – Gil Vicente, 15:30

Farense — Portimonense, 15:30

Arouca – Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting – Desportivo de Chaves, 18:00

Moreirense – Estoril Praia, 18:00

Sporting de Braga – FC Porto, 20:30 (Direto na Rádio Regional)

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS