REGIÕES
ALERTA LARANJA DEVIDO A CHUVA FORTE EM FARO, BEJA, SETÚBAL E LISBOA
Os distritos mais a sul de Portugal continental estão desde a madrugada com aviso laranja devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.
Os distritos mais a sul de Portugal continental estão desde a madrugada com aviso laranja devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes, segundo o IPMA.
Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso laranja até às 15:00 enquanto Lisboa e Setúbal até às 12:00 de hoje.
Estes quatro distritos estão também sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa das trovoadas frequentes e dispersas.
A previsão de precipitação para o Algarve levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar na quinta-feira a população daquela região para episódios de vento e chuva “forte e muito frequente” que poderão causar cheias ou inundações, e pediu para só serem feitas deslocações essenciais.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também hoje os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada até às 15:00.
Já os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21:00 de hoje.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre voltam a estar com aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de sábado por causa da chuva forte e acompanhada de trovoada.
O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da chuva para a costa norte, costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira até às 09:00 de hoje.
A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo entre as 12:00 de sábado e as 00:00 de domingo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com a 4 a 4,5 metros.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vento forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda e em Viseu) e os 18 (em Lisboa e em Setúbal) e as máximas entre os 16 (na Guarda e em Viseu) e os 24 (em Évora, Setúbal e Santarém).
Para o arquipélago da Madeira a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até final da manhã, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vento moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 22 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 22 e os 25 graus.
REGIÕES
MATOSINHOS: MILITAR DA GNR ALVO DE PROCESSO DISCIPLINAR POR ALEGADA AGRESSÃO
O Comando Geral da GNR instaurou um processo disciplinar a um militar na sequência de uma alegada agressão a um condutor no sábado, em Perafita, Matosinhos, confirmou hoje à Lusa a Guarda.
O Comando Geral da GNR instaurou um processo disciplinar a um militar na sequência de uma alegada agressão a um condutor no sábado, em Perafita, Matosinhos, confirmou hoje à Lusa a Guarda.
Questionada pela Lusa sobre a alegada agressão hoje revelada por vários órgãos de comunicação social com base num suposto vídeo, a Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR respondeu sem nunca mencionar ter havido agressão.
“Cumpre-me informar que a situação visualizada no vídeo ocorreu no passado sábado, dia 25 de janeiro, na localidade de Perafita, em Matosinhos, na sequência de uma ocorrência de acidente de viação, tendo resultado na detenção do condutor envolvido, pelo crime de condução sob influência de álcool”, lê-se na resposta assinada pelo major David dos Santos.
E acrescenta: “adicionalmente, importa ainda referir que, depois de analisadas as imagens no referido vídeo, foi determinada a abertura do respetivo procedimento de âmbito disciplinar, com vista ao apuramento das circunstâncias em que ocorreram os factos”.
A Lusa perguntou também se o militar permanece em funções ou se foi afastado, mas não obteve resposta.
REGIÕES
OVAR: PENA SUSPENSA PARA EX-FUNCIONÁRIA QUE DESVIO DINHEIRO DA AUTARQUIA
O Tribunal de Aveiro condenou esta quarta-feira a três anos e nove meses de prisão suspensa uma antiga funcionária da Câmara de Ovar suspeita de se ter apropriado de cerca de 70 mil euros da tesouraria municipal durante quatro anos.
O Tribunal de Aveiro condenou esta quarta-feira a três anos e nove meses de prisão suspensa uma antiga funcionária da Câmara de Ovar suspeita de se ter apropriado de cerca de 70 mil euros da tesouraria municipal durante quatro anos.
Durante a leitura do acórdão, a juíza presidente disse que ficaram demonstrados os factos que eram imputados à arguida, ocorridos entre 2014 e 2017.
A arguida foi condenada a três anos de prisão, por um crime de peculato na forma continuada, e dois anos e dois meses, por um crime de falsidade informática.
Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de três anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução por igual período.
O tribunal julgou ainda totalmente procedente o pedido cível deduzido pelo município de Ovar, pelo que a arguida terá de restituir a quantia de que se apropriou.
O caso teve origem em 2017, após uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças ter detetado irregularidades relativas à arrecadação de receita.
Na altura, o executivo então liderado pelo social-democrata Salvador Malheiro ordenou a instauração de um inquérito para apuramento dos factos, que deu origem à abertura de um processo disciplinar de que resultou o despedimento da funcionária acusada e a participação dos factos ao Ministério Público (MP).
O caso está relacionado com um esquema de atribuição de notas de crédito, em que a funcionária registava como recebidas verbas que na verdade não chegavam a entrar nos cofres da autarquia.
Segundo a acusação do MP, a arguida terá procedido à emissão de notas de crédito, mediante as quais se terá procedido à anulação de faturas emitidas, sem que fosse emitida nova fatura, ficando para si com o dinheiro cobrado.
-
REGIÕES3 semanas atrás
ANACOM E ERC RENOVAM LICENÇAS DA RÁDIO REGIONAL
-
NACIONAL2 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: JOGO “NACIONAL X PORTO” INTERROMPIDO DEVIDO AO NEVOEIRO
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: VITÓRIA E SPORTING EMPATAM EM JOGO “ÉPICO” COM CHUVA DE GOLOS (VÍDEO)
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: BENFICA PERDE NA LUZ COM O BRAGA E DESPERDIÇA EMPATE DO SPORTING (VÍDEO)
-
REGIÕES4 semanas atrás
TROFA: ACIDENTE DE TRABALHO CAUSA UM MORTO EM SANTIAGO DE BOUGADO
-
NACIONAL4 semanas atrás
MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA MULHER DE ACESSO ILEGAL A MAIS DE 80 CONTAS BANCÁRIAS
-
DESPORTO4 semanas atrás
PRIMEIRA LIGA: MOREIRENSE EMPATA COM O AVES E SOMA QUATRO JOGOS SEM VENCER (VÍDEO)