JORNALONLINE
REGIÕES

VILA NOVA DE FAMALICÃO: AUTARQUIA CRIA BRIGADA DE GUARDA-RIOS

O concelho de Vila Nova de Famalicão criou uma brigada de guarda-rios, com cinco operacionais, cuja atuação, numa fase inicial, vai recair prioritariamente sobre o rio Pelhe, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município acrescenta que a brigada vai atuar ainda nos rios Este Pele e, eventualmente, no Ave.

A criação da equipa foi oficializada na quarta-feira, com a assinatura de um protocolo de colaboração técnica entre a Câmara de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A equipa vai limpar, vigiar e fiscalizar o leito e as margens dos rios do concelho e, juntamente com APA e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, “penalizar eventuais infrações com a maior celeridade”.

Para o presidente da Câmara, Mário Passos, o objetivo é qualificar a bacia hidrográfica do concelho e transformar rios e ribeiros num fator atrativo para quem visita Famalicão.

Segundo o autarca, a monitorização desencadeada por estes operacionais “vai permitir entregar à população cursos de água que merecem ser devidamente contemplados e usufruídos”.

O concelho de Vila Nova de Famalicão conta com 220 quilómetros de linhas de água, 80 dos quais são principais.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Jornal Online

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

PORT WINE DAY ASSINALA 270 ANOS DO DOURO E DEBATE SUSTENTABILIDADE

Jornal Online

SINTAB CRITICA FALTA DE MEDIDAS DO GOVERNO PARA O MATADOURO DO CACHÃO

Jornal Online

ALIJÓ: EXPANSÃO DA REDE DE FIBRA ÓTICA CHEGA A 98% DO CONCELHO

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

Deixe um comentário