JORNALONLINE
NACIONAL

ERC ALERTA PARA “FALSAS SONDAGENS” PUBLICADAS NAS REDES SOCIAIS

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) alertou esta sexta-feira para a circulação de falsas sondagens nas redes sociais, apontando que estas situações “têm alto potencial desinformativo” e estão a ser alvo de abertura de processos.

No contexto das eleições legislativas de 18 de maio, o regulador dos media “tem identificado a publicação de alegados estudos de opinião eleitorais, nas redes sociais, que não correspondem a sondagens realizadas por empresas credenciadas junto da ERC”, refere a entidade, numa nota publicada no seu site.

“Estas situações têm alto potencial desinformativo e estão a ser alvo de abertura de processos de averiguação pelo regulador“, adianta a ERC.

O regulador dos media recorda, uma vez mais, “que os elementos essenciais para os cidadãos avaliarem a legalidade e a fiabilidade estatística de sondagens são a verificação que foi produzida por uma empresa credenciada pela ERC e que a sua divulgação é precedida do depósito obrigatório junto” da entidade.

Outro dos elementos é que “surge publicada e divulgada por órgãos de comunicação social” e que “é acompanhada de um conjunto de elementos obrigatórios (vulgo ficha técnica de divulgação), que incluem, entre outros, a identificação da entidade responsável e do cliente, o universo alvo, a dimensão da amostra, o método de amostragem, a taxa de resposta, a repartição da amostra, as margens de erro”, acrescenta a ERC.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

GNR DETEVE 173 SUSPEITOS DE INCÊNDIO FLORESTAL DESDE O INÍCIO DE 2026

Jornal Online

QUERCUS CRITICA FALTA DE DIÁLOGO NA REESTRUTURAÇÃO DA APA E DO ICNF

Jornal Online

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Jornal Online

MAIORIA DOS EUROPEUS DUVIDA DA EFICÁCIA DA UNIÃO EUROPEIA – ESTUDO

Jornal Online

PRIMEIRA LIGA: GONÇALO PACIÊNCIA ELEITO MELHOR JOGADOR DE AGOSTO

Jornal Online

BRAGANÇA: CIDADÃOS ORGANIZAM BUZINÃO CONTRA O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Jornal Online

Deixe um comentário