CIÊNCIA & TECNOLOGIA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA GOOGLE PREJUDICA VISITAS A ‘WEBSITES’
Um estudo do Pew Research Center concluiu que os resumos de IA do Google reduzem drasticamente os cliques dos utilizadores nos links de resultados de pesquisa.
Os utilizadores do motor de busca Google são significativamente menos propensos a clicar nos links dos resultados quando a pesquisa exibe um resumo gerado por Inteligência Artificial (IA). A conclusão é de um novo relatório do Pew Research Center, uma organização de investigação americana, que analisou o comportamento de 900 adultos.
O estudo concluiu que os utilizadores que se deparam com um resumo de IA clicam num dos links tradicionais da página em apenas 8% das vezes. Em contrapartida, quando não há um resumo de IA, a taxa de cliques em links sobe para 15%, quase o dobro.
A investigação revela ainda que os utilizadores também ignoram maioritariamente as fontes citadas no próprio resumo de IA, com apenas 1% a clicar nessas ligações. Como consequência, “os utilizadores do Google são mais propensos a encerrar totalmente a sessão de navegação depois de visitar uma página de pesquisa com um resumo de IA”, sugere o documento, indicando que a resposta dada pelo resumo é muitas vezes considerada suficiente.
O relatório, que apurou que 58% dos inquiridos já encontraram um destes resumos, identificou também as fontes mais comuns usadas pela tecnologia. A Wikipédia, o YouTube e o Reddit são os três ‘sites’ mais citados, representando 15% das fontes nos resumos de IA e 17% nos resultados de pesquisa padrão. Notou-se, contudo, que os sites governamentais (com domínio “.gov”) têm uma presença três vezes superior nos resumos de IA (6%) em comparação com os resultados padrão (2%). Os sites de notícias representam 5% das fontes em ambos os casos.
A probabilidade de um resumo de IA aparecer aumenta com a complexidade da pesquisa. “Apenas 8% das pesquisas de uma ou duas palavras resultaram em resumos de IA”, um valor que dispara para 53% em pesquisas com dez ou mais palavras. Das pesquisas que geraram um resumo, a grande maioria (88%) citou três ou mais fontes, garantindo uma diversidade de referências na resposta gerada.




