Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

CALÇADO: EXPORTAÇÕES CRESCEM E BATEM CONCORRÊNCIA APESAR DO TOMBO NOS EUA

O calçado português contrariou a crise global em 2025, aumentando as exportações para 1.718 milhões de euros. O setor cresceu na Europa, superando as quebras registadas pelos rivais Itália e Espanha, mas sofreu um revés nos Estados Unidos, onde as vendas caíram mais de 12%. A APICCAPS elogia a “capacidade de adaptação” da indústria.

Online há

em

A indústria portuguesa de calçado encerrou o ano de 2025 em contraciclo com o panorama internacional, registando um crescimento nas exportações num ano marcado por forte instabilidade. Segundo dados divulgados esta terça-feira pela APICCAPS, o setor exportou 68 milhões de pares, num valor total de 1.718 milhões de euros, o que representa aumentos de 1,8% em volume e 0,8% em valor face a 2024.

Este desempenho “moderado, mas positivo” ganha relevância quando comparado com os concorrentes diretos. Enquanto Portugal cresceu, Itália e Espanha registaram quebras de 1% e 3%, respetivamente. O gigante chinês recuou 11%. A sustentar os números nacionais esteve o mercado europeu, que cresceu 3,3% (para 1.420 milhões de euros), compensando a acentuada descida nos Estados Unidos.

No mercado norte-americano, as exportações portuguesas afundaram 12,3%, ficando-se pelos 84 milhões de euros. Paulo Gonçalves, da APICCAPS, sublinha que os resultados validam a aposta nos segmentos de “maior valor acrescentado”, apesar da crise no retalho independente.


Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *