ECONOMIA & FINANÇAS
CINEMAS MANTÊM TENDÊNCIA DE AUMENTO DE AUDIÊNCIA E RECEITAS FACE A 2022
Os cinemas portugueses acolheram, em agosto, 1,4 milhões de espectadores, o que representa um aumento de 44,8% face a agosto de 2022, com a Cinemundo a destronar a NOS Lusomundo Audiovisuais da liderança da distribuição cinematográfica.

Os cinemas portugueses acolheram, em agosto, 1,4 milhões de espectadores, o que representa um aumento de 44,8% face a agosto de 2022, com a Cinemundo a destronar a NOS Lusomundo Audiovisuais da liderança da distribuição cinematográfica.
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em agosto as salas de cinema registaram 1.469.574 espectadores e 8,9 milhões de euros de receita de bilheteira, o que significa aumentos de 44,8% e 56,2%, respetivamente, face a igual período de 2022.
Comparando com os restantes meses de 2023, agosto foi o segundo melhor do ano, tanto em número de espectadores como em receita de bilheteira, depois de julho, que registou 1,7 milhões de entradas e 10,5 milhões de euros.
No total deste ano, entre janeiro e agosto, as salas de cinema totalizam 51,5 milhões de euros de receita, ou seja, mais 16,7 milhões de euros do que o período homólogo de 2022. Em termos de assistência em sala, os valores subiram 41,4%, passando de 6,1 milhões para 8,6 milhões de espectadores.
Por causa da prestação em sala em julho e em agosto, o filme mais visto do ano em sala foi “Barbie”, de Greta Gerwig, com 837.577 espectadores, ultrapassando “Velocidade Furiosa X” (689.506 espectadores).
Os três filmes mais vistos este ano pelos portugueses, até agosto, foram “Barbie”, “Velocidade Furiosa X” e “Oppenheimer”, todos distribuídos pela empresa cinematográfica Cinemundo, o que a coloca na liderança do mercado da distribuição em receitas e audiência, destronando a NOS Lusomundo Audiovisuais, líder do mercado há vários anos.
Segundo o ICA, em agosto, a Cinemundo, que distribui os catálogos da Warner Bros e da Universal Pictures, detinha 44,2% do mercado da distribuição em termos de receita bruta (22,8 ME) e a NOS Lusomundo Audiovisuais 39,4% (20,3 ME).
Em agosto, o filme português mais visto nos cinemas foi “Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó”, de Manuel Pureza, com 105.134 espectadores.

ECONOMIA & FINANÇAS
GOVERNO REDUZ CARGA FISCAL NOS COMBUSTÍVEIS COM DESCONTO NO ISP
O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.
“No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.
Segundo o executivo, o desconto no ISP “ascende assim a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina”, sendo que, “tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina”.
ECONOMIA & FINANÇAS
IDOSOS COM COMPLEMENTO SOLIDÁRIO TERÃO DESCONTO IMEDIATO DE 50% EM MEDICAMENTOS
Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.
“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,
Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.
A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.
A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.
Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).
Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.
-
DESPORTO8 horas atrás
BENFICA VENCE O FC PORTO COM GOLO DE DI MARIA (VÍDEO)
-
DESPORTO6 dias atrás
PRIMEIRA LIGA: EUSTÁQUIO “SALVA” DRAGÃO NA VITÓRIA SOBRE GIL VICENTE (VÍDEO)
-
ECONOMIA & FINANÇAS5 dias atrás
IDOSOS COM COMPLEMENTO SOLIDÁRIO TERÃO DESCONTO IMEDIATO DE 50% EM MEDICAMENTOS
-
REGIÕES2 semanas atrás
VILA REAL: MIGUEL ESTEVES EX-VEREADOR DO URBANISMO ACUSADO DE PREVARICAÇÃO
-
NACIONAL2 semanas atrás
MAIS DE 8 MIL ESTUDANTES COLOCADOS NA 2.ª FASE DE ACESSO AO SUPERIOR
-
REGIÕES2 semanas atrás
PORTO: FAP ANUNCIA BOLSAS PARA ESTUDANTES DA NOVA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
-
REGIÕES2 semanas atrás
PORTO: ESTUDANTES TRANSFORMAM LAR DE IDOSOS EM RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
-
DESPORTO1 semana atrás
LIGA EUROPA: SPORTING INICIA HOJE CAMINHADA FRENTE AO STURM NA ÁUSTRIA