JORNALONLINE
NACIONAL

ERC APROVOU DIRETIVA QUE DISTINGUE INFORMAÇÃO DE PUBLICIDADE

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou uma diretiva que pretende contribuir para uma maior separação entre conteúdos jornalísticos e publicitários nos media, apelando para uma maior transparência na sua identificação, adiantou, em comunicado.

“Com a adoção desta diretiva, a ERC pretende atuar sobre uma problemática transversal ao setor, encorajando a adoção de boas práticas que garantam a independência e a autonomia editorial, o princípio da identificabilidade da publicidade, bem como o direito dos cidadãos de serem informados”, destacou.

Segundo o regulador, “os constrangimentos estruturais financeiros que enfrentam atualmente as empresas de comunicação social têm originado a diversificação de fontes de receitas, designadamente por via do estabelecimento de relações contratuais, de natureza publicitária/comercial, com entidades externas”.

A entidade adiantou que “a identificação e separação entre conteúdos jornalísticos e conteúdos publicitários/comerciais vem ganhando relevância a nível regulatório, designadamente por via do aumento de participações e denúncias junto da ERC”, sendo que visam tanto “órgãos de comunicação social generalistas, como especializados ou temáticos, de âmbito nacional, regional e local, afigurando tratar-se de uma problemática transversal ao setor”.

A ERC recomenda, assim, que “os conteúdos de natureza jornalística e os conteúdos publicitários/comerciais sejam claramente distintos e distinguíveis”, referindo que, para tal, “os órgãos de comunicação social devem garantir, de modo cabal e eficaz, a transparência das suas comunicações de natureza publicitária/comercial”.

De acordo com o regulador, “a identificabilidade da natureza publicitária/comercial dos conteúdos deve resultar evidente e imediata para os públicos”.

A ERC pretende que sejam “utilizadas designações que indiquem claramente a existência de uma relação de natureza publicitária/comercial, tal como ‘conteúdo comercial’”, sendo que “a designação deve surgir logo no início da divulgação”.

Também “o anunciante deve ser identificado no início da divulgação” e “os conteúdos devem distinguir-se também do ponto de vista gráfico e/ou visual e/ou acústico”.

Além disso, indicou, “sempre que existirem ofertas, tais como viagens e alojamento, no âmbito da realização de um trabalho jornalístico, essa indicação deve surgir clara e evidente para os públicos”, salientando que “estas regras aplicam-se, com as necessárias adaptações e de acordo com as características técnicas, aos sítios eletrónicos dos órgãos de comunicação social e às suas páginas nas redes sociais”.

“No caso particular dos sítios eletrónicos dos órgãos de comunicação social, a natureza publicitária/comercial deve ser identificada no conteúdo específico, bem como nos respetivos destaques na página de abertura e nas secções em que é publicado”, destacou.

A ERC lembrou ainda que “os jornalistas titulares de carteira profissional ou de cartão de equiparado, de correspondente ou de colaborador, conferidos pela CCPJ [Comissão da Carteira Profissional de Jornalista], não podem conceber nem apresentar conteúdos de natureza publicitária/comercial, atento o disposto no n.º 1 do artigo 3.º do Estatuto do Jornalista”, e está-lhes vedada “a angariação de conteúdos publicitários”.

O regulador disse ainda que “as publicações informativas jornalísticas que distribuam suplementos publicitários/comerciais devem assegurar que tais suplementos possuem ficha técnica própria que identifique a sua origem e autoria” e que “devem identificar a sua natureza publicitária ou comercial de forma clara e inequívoca, bem como o respetivo anunciante”, não podendo ser elaboradas por jornalistas.

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

PLÁSTICO E BEATAS DE CIGARRO DOMINAM RESÍDUOS EM PRAIAS

Jornal Online

GNR LANÇA OPERAÇÃO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE DE 4 A 10 DE AGOSTO

Jornal Online

DENÚNCIAS DE ASSÉDIO EM ESCOLAS DE CONDUÇÃO REVELAM FALHAS NO SISTEMA

Jornal Online

GOVERNO CRIA LINHA DE CEM MIL EUROS CONTRA TRÁFICO DE SERES HUMANOS

Jornal Online

MIGUEL ALMEIDA CONSIDERA MODELO DA LIVEMODE INSUSTENTÁVEL

Jornal Online

GOVERNO ADIA INÍCIO DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA 21 DE SETEMBRO

Jornal Online

Deixe um comentário