Ligue-se a nós

NACIONAL

ESTRANGEIROS REPRESENTAM MAIS DE 20% DA POPULAÇÃO EM 27 CONCELHOS

Portugal regista atualmente 27 concelhos onde os cidadãos estrangeiros perfazem mais de um quinto da população residente. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao final de 2025, o país conta com quase 1,6 milhões de residentes com nacionalidade estrangeira.

Online há

em

Portugal regista atualmente 27 concelhos onde os cidadãos estrangeiros perfazem mais de um quinto da população residente. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao final de 2025, o país conta com quase 1,6 milhões de residentes com nacionalidade estrangeira.


De acordo com os dados demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE), a concentração de população estrangeira é mais expressiva na Grande Lisboa, no Alentejo e no Algarve. O concelho de Odemira destaca-se com 52,06% de residentes estrangeiros, seguido por Vila do Bispo com 41,73%. Na Área Metropolitana de Lisboa, a Amadora e Odivelas registam percentagens superiores a 27%. No Algarve, diversos municípios, como Aljezur e Albufeira, ultrapassam a barreira dos 30%, refletindo uma tendência de crescimento contínuo nestas regiões nos últimos anos.

A comunidade brasileira permanece como a principal nacionalidade estrangeira em território nacional, com mais de 574 mil cidadãos, seguida pelas comunidades de Angola, Índia e Cabo Verde. No total, o país acolhe residentes de 115 países. No final de 2025, a população total em Portugal situava-se nos 11,4 milhões de habitantes. O saldo migratório, embora positivo, apresentou uma trajetória de desaceleração nos últimos três anos, passando de cerca de 307 mil em 2023 para 70 mil em 2025, contribuindo, todavia, para mitigar o saldo natural negativo.

O INE assinala ainda disparidades regionais no envelhecimento populacional. Apenas os concelhos açorianos de Ribeira Grande e Lagoa mantêm uma estrutura onde o número de jovens até aos 14 anos supera o de pessoas com 65 ou mais anos. Em contraste, o interior do país continua a registar elevados índices de envelhecimento. Na sequência destes novos dados, o instituto anunciou uma revisão de indicadores estatísticos per capita nas áreas da economia, saúde e educação para o período entre 2021 e 2024.


Redação

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *