Ligue-se a nós

DESPORTO

FC PORTO X GD CHAVES: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

Vitória difícil do FCPorto, num jogo em que as diferenças na classificação e de qualidade entre as duas equipas foram atenuadas, pelo mau desempenho individual e coletivo dos portistas e pela melhoria, dos valentes transmontanos, em relação aos jogos anteriores.

Online há

em

Vitória difícil do FCPorto, num jogo em que as diferenças na classificação e de qualidade entre as duas equipas foram atenuadas, pelo mau desempenho individual e coletivo dos portistas e pela melhoria, dos valentes transmontanos, em relação aos jogos anteriores.

Sérgio Conceição sem os 3 principais centrais na teórica hierarquia do plantel, Pepe por castigo, Marcano por lesão e David Carmo que por motivos disciplinares foi relegado para a equipa B optou pela dupla disponível, Zé Pedro e Fábio Cardoso, que não é nem de perto nem de longe ao nível das duplas de centrais utilizadas pelos dragões nos últimos largos anos. As dificuldades que a equipa tem manifestado esta época na ligação do meio-campo ao ataque, foram evidentes, mais uma vez. Sérgio Conceição ainda não resolveu o problema de ter jogadores nesse setor fulcral de todas as equipas.

O Porto joga de forma segura, bem para os lados e para trás, mas com dificuldades de transporte e passes verticais que nem com Gonçalo Franco no onze inicial, conseguiu resolver. Entrou dinâmico, intenso, mas sem conseguir ser imprevisível criativo e capaz de criar oportunidades ou jogadas de perigo. Faz uma primeira parte muito fraca, só aos 44 minutos conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo por Pepê, depois da única jogada com princípio meio e fim.

O Chaves com um bloco baixo com uma boa organização defensiva não teve capacidade para na transição ofensiva criar dificuldades ao Porto, teve 2 cruzamentos perigosos, mas esteve sempre muito confortável na sua organização defensiva. Defendeu bem melhor do que nos 2 jogos anteriores com Estoril e Casa Pia em que sofreu 7 golos.

Moreno Teixeira alterou a sua equipa no aspeto tático, sem Ygor Nogueira, castigado e optando por retirar do 11 inicial Steven Vitória, não utilizou 3 centrais, passando para o 1-4-3-3 e não se deve ter arrependido. A equipa foi mais sólida defensivamente com Sandro Cruz a fazer uma boa dupla com Bruno Rodrigues e mesmo com 2 laterais muito ofensivos como são João Correia e Bruno Langa, conseguiu bloquear bem a largura e profundidade que o FC Porto habitualmente utiliza para desmontar as organizações defensivas contrárias. Com Guima, Kelechi (menos bem do que o habitual) e Hélder Morim garantiu uma boa cobertura no corredor central bloqueando bem o jogo interior da equipa portista. Os alas ajudaram muito no acompanhamento à projeção de João Mário e Wendell e praticamente foi perfeita a forma como a equipa flaviense defendeu na 1ª parte onde só consentiu ao Porto criar uma verdadeira oportunidade de golo com o remate de Pepê a ser salvo em cima da linha por João Correia.

Na segunda parte a velocidade e movimentação dos jogadores portistas foi diferente e na sequência do seu melhor período João Mário faz um excelente golo com um remate cruzado de pé esquerdo. Depois do golo Sérgio Conceição fez entrar Francisco Conceição, Evanilson e Galeno e nos minutos seguintes o Chaves teve algumas dificuldades. Depois a equipa portista entrou em gestão do resultado e arriscou mesmo a sofrer o empate que poderia ter acontecido, se Benny, a gozar de muita liberdade, fosse eficaz, o remate embateu com estrondo na barra, (o jogo aéreo não é o seu ponto forte) ou naquele potente remate de pé esquerdo de Jô Batista que obrigou Diogo Costa à defesa da noite.

No FC Porto os melhores sem deslumbrar foram, João Mário, decisivo no golo e o principal protagonista das jogadas de perigo quando se envolveu no processo ofensivo, Wendell, Pepê e Diogo Costa

No Desp. Chaves todos os jogadores atingiram um nível bem melhor do que nos 2 jogos anteriores, Guima excelente, Rúben Ribeiro importante pela classe que dá na ligação ao ataque. Rodrigo Moura, Bruno Langa, João Correia, Sandro Cruz e Bruno Rodrigues também se exibiram muito bem. Hélder Morim, Sanca e Héctor Hernández cumpriram a sua missão tática de sacrifício. Só Kelechi que é um excelente jogador e está a fazer uma magnifica época se exibiu uns furos abaixo do habitual. Jô e Benny acrescentaram qualidade e capacidade de desequilíbrio na organização ofensiva e ajudaram muito à boa ponta final dos valentes transmontanos que poderia ter dado para conseguir o empate.

O poveiro Gustavo Correia que até tem dado sinais de evolução fez uma arbitragem ao nível do jogo, muito fraca, não deu a lei da vantagem, penaltis por marcar a favor das duas equipas e disciplinarmente nunca conseguiu controlar os jogadores. A ajuda do VAR também não chegou…


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS

DESPORTO

JOSÉ MOURINHO CONSIDERA PORTUGAL UM DOS FAVORITOS A VENCER O EURO2024

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

Online há

em

O treinador de futebol José Mourinho englobou, hoje, Portugal no lote das três seleções favoritas a vencer o Campeonato da Europa, que se disputa este ano, na Alemanha.

“Para mim, Portugal, França e Inglaterra são as três seleções mais fortes. Podem haver surpresas, mas, olhando para a qualidade dos jogadores, têm tudo para ganhar”, disse o técnico.

O treinador, de 61 anos, que está sem clube desde que deixou o comando dos italianos da Roma, em janeiro, confessou ter tido um convite para orientar a seleção e não descartou essa possibilidade.

“Tive a possibilidade de treinar a seleção, e foi uma possibilidade muito real. Mas, agora, estamos no Euro com um treinador que tem feito um ótimo trabalho, com uma geração ótima de jogadores e quero que tudo corra muito bem, que é ganhar. Ganhando, ele vai continuar e vão até ao próximo Mundial. Se tiver de acontecer, algum dia vai acontecer”, disse José Mourinho.

O treinador, que hoje esteve nas comemorações dos 40 anos da equipa do Rio Ave, orientada pelo seu pai Félix Mourinho, ter chegado, pela primeira vez, à final da Taça de Portugal, acedeu a comentar o alegado interesse de clubes ingleses no técnico do Sporting, Rúben Amorim.

“Gosto dele como pessoa e treinador. Acho que tem condições para treinar em qualquer liga e clube. Mas está numa liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram. Aquilo que fica claro é que gosto da pessoa e do treinador”, afirmou.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
LINHA CANCRO

DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL

MAIS LIDAS