LIGUE-SE A NÓS

O QUE PROCURA ?

NACIONAL

FIM DE ANO COM CHUVA E VENTO FORTE NO MINHO E DOURO LITORAL

O estado do tempo no fim de semana vai agravar-se, com chuva e vento no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se ao restante território continental ao longo do dia de domingo, segundo o IPMA.

blank

O estado do tempo no fim de semana vai agravar-se, com chuva e vento no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se ao restante território continental ao longo do dia de domingo, segundo o IPMA.

Para domingo está também previsto um aumento da agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA indica que o estado do tempo a partir de hoje irá ser caracterizado pela “aproximação e passagem de ondulações frontais”, culminando com a passagem de “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte” no domingo, “associada a uma depressão centrada a oeste das ilhas Britânicas”.

Assim, para o fim de semana da passagem de ano prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, “no que respeita à precipitação e ao vento no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde de dia 31 [sábado], estendendo-se ao restante território ao longo do dia 01 [domingo], assim como um aumento da agitação marítima na costa ocidental”.

Desta forma, lê-se na nota do IPMA, a partir do final de sábado deverá ocorrer “chuva persistente e por vezes forte no Minho e Douro Litoral”, coincidindo com a passagem de ano.

A precipitação deverá estender-se às restantes regiões do Norte e do Centro durante a madrugada de domingo, enquanto na região Sul, a chuva cairá essencialmente a partir do fim da manhã.

Na tarde de domingo, acrescenta o IPMA, “a chuva passará a regime de aguaceiros, de norte para sul, que serão de neve acima de 1.500 metros, e que serão fracos e pouco prováveis no fim do dia”.

Quanto ao vento, refere o IPMA, está previsto que se intensifique “em especial no litoral oeste e nas terras altas” a partir de sábado, “em particular na aproximação e passagem” da frontal fria (final de sábado e madrugada e manhã de domingo).

Nesse período, “o vento será do quadrante sul, forte no litoral oeste, especialmente a norte do Cabo da Roca e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 85 km/h [quilómetros por hora] e até 90 km/h, respetivamente”.

Relativamente às temperaturas, o IPMA prevê que se mantenham amenas, “com a temperatura máxima a variar aproximadamente entre 14 e 19°C, sendo ligeiramente inferior no nordeste transmontano e na Beira Alta, e a mínima a variar entre 7 e 14°C”.

Ainda ao longo de sábado a agitação marítima deverá aumentar no litoral oeste a norte do Cabo Carvoeiro e durante o dia de domingo neste cabo, com quatro a 4,5 metros de “altura significativa, com uma componente de sudoeste”.

O IPMA já tinha colocado os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto sob aviso laranja na manhã de domingo, devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”.

O aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) por precipitação forte aplica-se a estes três distritos do norte de Portugal continental no primeiro dia do ano de 2023, domingo, entre as 00:00 e as 12:00, de acordo com o IPMA.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselhou hoje a “não ir a banhos” no primeiro dia de 2023 e que se evite a deslocação para zonas expostas à agitação marítima, indicando que intensificará o dispositivo em algumas praias.

A Proteção Civil também já alertou para a possibilidade de inundações, deslizamento de terras e lençóis de água nas estradas devido às previsões de chuva e vento forte a partir de sábado, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Quer comentar ?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

REGIÕES

A ministra da Coesão Territorial considerou hoje o Plano Estratégico da Terra de Miranda, delineado para o Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, como...

REGIÕES

A parcela do terreno da antiga refinaria da Galp em Matosinhos que a empresa pretende ceder à câmara para a Cidade da Inovação tem...

REGIÕES

A Associação Montalegre Com Vida pediu esclarecimentos urgentes à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre o parecer favorável à mina do Romano, destacando a...

REGIÕES

Os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco estão hoje e na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o...

RÁDIO REGIONAL

blank


DESPORTO DIRETO


LINHA CANCRO

RÁDIO REGIONAL


EMISSÃO NACIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




EMISSÃO REGIONAL



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER




WEBRÁDIOS TEMÁTICAS



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER



ABRIR PLAYER