DESPORTO
FUTEBOL: O IFAB (FIFA) APROVA DEFINITIVAMENTE O LIMITE DE CINCO SUBSTITUIÇÕES POR JOGO
A possibilidade de cinco substituições num jogo de futebol, em vez de apenas três, uma ideia introduzida durante a pandemia da covid-19, foi hoje “validada definitivamente” pelo IFAB.

A possibilidade de cinco substituições num jogo de futebol, em vez de apenas três, uma ideia introduzida durante a pandemia da covid-19, foi hoje “validada definitivamente” pelo IFAB.
A decisão foi ratificada hoje em Doha, no decorrer da Assembleia anual do órgão que regulamenta as leis do jogo.
Nas conclusões da reunião, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse também que continua a ser “avaliado” um sistema de deteção semi-automático do fora de jogo, que o organismo gostaria de ver implementado no Mundial2022, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
Nos estádios, seriam colocadas 10 a 12 câmaras na parte superior do recinto, que serviriam para acompanhar os jogadores e ajudar os árbitros em dois aspetos do fora do jogo, o momento em que a bola é passada ou tocada, e a posição dos jogadores em relação à linha limite virtual.
Infantino adiantou que a avaliação tem sido “muito satisfatória”, mas que serão os especialistas da FIFA a decidir se o sistema irá avançar ou não para o Mundial no Qatar, embora exista muita “confiança” de que isso aconteça.
Outras questões que saíram da reunião têm a ver com a decisão do IFAB em aumentar o número máximo de suplentes na folha de jogo, que passam de 12 a 15, mas com o critério final a pertencer aos organizadores das competições.
Já em relação às cinco substituições, em outubro de 2021 o órgão tinha deixado nas ‘mãos’ de cada competição a escolha em manter ou não as cinco alterações — que surgiram em contexto da covid-19 -, o que não se verificou no caso da Liga inglesa.
Mais recentemente, já em março deste ano, a Premier League tinha avançado que iria permitir cinco substituições, mas a partir de 2022/23, uma situação que o IFAB torna hoje permanente nas suas leis do jogo.

DESPORTO
CHAMPIONS: BENFICA PERDE COM INTER E CONTINUA SEM PONTUAR
O Benfica somou hoje a segunda derrota no mesmo número de jogos no Grupo D da Liga dos Campeões de futebol, ao perder por 1-0 na visita ao Inter Milão, no Estádio Giuseppe Meazza.

O Benfica somou hoje a segunda derrota no mesmo número de jogos no Grupo D da Liga dos Campeões de futebol, ao perder por 1-0 na visita ao Inter Milão, no Estádio Giuseppe Meazza.
Depois do desaire caseiro frente ao Salzburgo (2-0), os ‘encarnados’ foram novamente derrotados, graças a um golo do francês Marcus Thuram, aos 62 minutos, que os deixa no último lugar do grupo, sem qualquer ponto ou golo marcado.
Já o Inter lidera, com quatro pontos, em igualdade com a Real Sociedad, próximo adversário das ‘águias’ e que hoje venceu por 2-0 o Salzburgo, que tem três.
DESPORTO
ANTEVISÃO: FC PORTO APOSTA NA SOLIDEZ DEFENSIVA FACE AO BARCELONA
A solidez defensiva vai ser preponderante para o FC Porto condicionar o FC Barcelona, projetou hoje o treinador Sérgio Conceição, na véspera do duelo da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões de futebol.

A solidez defensiva vai ser preponderante para o FC Porto condicionar o FC Barcelona, projetou hoje o treinador Sérgio Conceição, na véspera do duelo da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões de futebol.
“O FC Barcelona é a equipa com mais percentagem de posse de bola em Espanha, tem sido bastante perigoso no ataque à profundidade e joga com muita largura. Temos de ter algumas cautelas no nosso processo defensivo. Depois, têm individualidades que podem resolver o jogo de um momento para o outro. Quanto à organização defensiva, estão há alguns jogos sem sofrer golos, mas sabemos das fragilidades que todas as equipas têm. Acho que tem muito a ver com a nossa consistência defensiva e, depois, aproveitarmos algumas fragilidades do FC Barcelona”, analisou o técnico, em conferência de imprensa.
As duas equipas estão igualadas na liderança da ‘poule’, após os ‘dragões’ terem batido os ucranianos do Shakhtar Donetsk (3-1), num jogo disputado em Hamburgo, na Alemanha, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, enquanto o campeão espanhol derrotou em casa os belgas do Antuérpia (5-0), com dois golos e uma assistência do português João Félix.
Sérgio Conceição elogiou a “qualidade individual acima da média” do avançado, que, tal como o também internacional português João Cancelo, reforçou os catalães no final da janela de transferências de verão e chegou para “acrescentar” em posições carenciadas.
“Estamos a defrontar um dos melhores clubes do mundo. Se vamos jogar numa estrutura de ‘4-4-2’, ‘4-3-3’ ou ‘5-4-1’, depende da estratégia. Importa é que cada jogador se sinta confortável no espaço que vai pisar. Acho que será muito por aí nestes jogos de Liga dos Campeões, cujo nível é muito alto e há equilíbrio. Temos de estar à altura. Vamos sofrer com o FC Barcelona, mas o FC Barcelona também vai sofrer com o FC Porto”, afiançou.
Relativizando o passado recente dos ‘blaugrana’, que falharam o acesso aos oitavos de final nas duas edições anteriores da prova, o técnico dos ‘azuis e brancos’ admitiu que o plano pode consistir em “recuar um bocado a equipa e pressionar em zonas diferentes”.
“Estes jogos são sempre apetecíveis. Eu tenho a caixa de correio cheia com pedidos de convites, mas queria era que os pedissem para os jogos de menor dimensão. É um jogo de ‘Champions’, entre dois clubes históricos e que, não sendo das capitais, representam regiões que elevam os nomes dos seus países na Europa e em todo o mundo”, ilustrou.
Pepe está de fora para um embate de “enorme mediatismo” com os detentores de cinco títulos continentais (1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15) e acompanha Iván Marcano, Zaidu, Gabriel Veron e Evanilson no boletim clínico do FC Porto, que apenas contará com Fábio Cardoso e David Carmo entre as alternativas para o eixo defensivo.
“A experiência e os minutos de ‘Champions’ são importantes, mas Pepe e Marcano não estarão disponíveis. Vão estar outros e cada jogador tem de assumir a responsabilidade, independentemente da idade. No final do jogo, irá estar sempre uma pessoa a dar a cara por aquilo que fizemos. Eu represento este grupo e não há problema nenhum, desde que eles façam o seu trabalho e estejam preparados no plano emocional para estes palcos. Senão, não podem representar um clube como o FC Porto”, terminou Sérgio Conceição.
O FC Porto recebe o FC Barcelona, ambos com três pontos, na quarta-feira, a partir das 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, que será arbitrado pelo inglês Anthony Taylor, horas depois de os belgas do Antuérpia medirem forças em casa face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.
-
DESPORTO4 dias atrás
BENFICA VENCE O FC PORTO COM GOLO DE DI MARIA (VÍDEO)
-
DESPORTO3 dias atrás
BENFICA X PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS
-
DESPORTO1 semana atrás
PRIMEIRA LIGA: EUSTÁQUIO “SALVA” DRAGÃO NA VITÓRIA SOBRE GIL VICENTE (VÍDEO)
-
ECONOMIA & FINANÇAS1 semana atrás
IDOSOS COM COMPLEMENTO SOLIDÁRIO TERÃO DESCONTO IMEDIATO DE 50% EM MEDICAMENTOS
-
DESPORTO2 semanas atrás
LIGA EUROPA: SPORTING INICIA HOJE CAMINHADA FRENTE AO STURM NA ÁUSTRIA
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
GOVERNO VAI “PONDERAR” PROPOSTAS SOBRE AS RENDAS E PROMETE “DECISÃO EQUILIBRADA”
-
ECONOMIA & FINANÇAS2 semanas atrás
MINISTRO DAS FINANÇAS DIZ QUE SALÁRIO MÍNIMO NÃO PAGARÁ IRS EM 2024
-
DESPORTO2 semanas atrás
BENFICA PERDE EM CASA COM O SALZBURGO NA ESTREIA NA LIGA DOS CAMPEÕES