JORNALONLINE
REGIÕES

INCÊNDIO DE ARGANIL QUEIMOU MAIS DE 10.000 HECTARES NO FUNDÃO

O incêndio que teve origem em Arganil consumiu mais de 10 mil hectares no concelho do Fundão, dos 70 mil que o município possui, revelou esta segunda-feira o presidente da Câmara, Paulo Fernandes. Num primeiro balanço da passagem do maior fogo de sempre em Portugal pelo seu território, o autarca informou que o município já está a prestar apoio social e a distribuir alimento para animais.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Fernandes explicou que as equipas da autarquia já estão no terreno a fazer o “levantamento dos prejuízos” causados pelo incêndio, um trabalho que deverá estar concluído até ao final desta semana. Em simultâneo, foi disponibilizado “apoio social e psicológico” aos munícipes e está a ser distribuída alimentação para o gado dos agricultores que ficaram sem pastagens.

Este incêndio, que começou no Piódão (Arganil) a 13 de agosto, foi confirmado pelo ICNF como o maior da história de Portugal, com um total de 64.451 hectares ardidos em sete concelhos de três distritos diferentes.

Segundo especialistas, a dimensão catastrófica do fogo deveu-se a uma combinação de fatores, incluindo a origem por trovoada numa zona de difícil acesso e a sua progressão por um “contínuo de vegetação cada vez mais homogéneo” que arde de forma sucessiva.


Versão Rádio:


Rádio Regional | JornalOnline

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 400 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

DOURO: COMBOIO HISTÓRICO ASSINALA 25 ANOS DE DISTINÇÃO DA UNESCO

Jornal Online

MONTALEGRE: SERRA DO LAROUCO RECEBE OS MELHORES PILOTOS DE PARAPENTE

Jornal Online

MIRANDELA: TRABALHADOR EM ESTADO GRAVE APÓS QUEDA DE TELHADO

Jornal Online

VALPAÇOS: INCÊNDIO MOBILIZA MAIS DE 160 OPERACIONAIS (ERVÕES)

Jornal Online

VILA REAL: HOMEM DETIDO POR POSSE DE ARMAS PROIBIDAS

Jornal Online

Deixe um comentário