JORNALONLINE
ECONOMIA & FINANÇAS

INFLAÇÃO ACELERA PARA 3,3% EM AGOSTO E FIXA SUBIDA DE RENDAS PARA 2027

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 3,3% em agosto de 2026, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística.


Versão Rádio:


A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma aceleração para 3,3 % em agosto de 2026, conforme a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor representa uma subida de 0,3 pontos percentuais em comparação com os 3,0% observados em julho, interrompendo uma sequência de dois meses de desaceleração.

O principal fator para esta aceleração inflacionária reside no comportamento dos preços dos produtos energéticos. O índice referente a esta categoria registou um crescimento expressivo de 12,2% em termos homólogos, o que contrasta com os 8,7% apurados no mês anterior. Este aumento é maioritariamente imputável à subida continuada dos preços dos combustíveis nos mercados retalhistas. Em contraponto, os produtos alimentares não transformados evidenciaram uma ligeira desaceleração, com a variação homóloga a fixar-se em 3,4%, abaixo dos 3,7% assinalados no período homólogo de julho.

O indicador de inflação subjacente, que exclui os elementos mais voláteis da cabaz de consumo (produtos alimentares não transformados e produtos energéticos), teve uma evolução inversa, fixando-se em 2,4% em agosto de 2026, o que compara com os 2,5% registados no mês antecedente.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

MEO SOFRE CIBERATAQUE EM MASSA QUE AFETA REDE DE TRÁFEGO INTERNACIONAL

Jornal Online

PRIMEIRA LIGA: SC BRAGA VENCE ESTORIL PRAIA COM GOLO DE JONAS WIND

Jornal Online

RELATÓRIO INTERNACIONAL ALERTA PARA “QUEDA DEMOCRÁTICA” EM PORTUGAL

Jornal Online

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA DIRETOR DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

Jornal Online

SPORTING EMPATA EM FAMALICÃO E PERDE TERRENO NA FRENTE DO CAMPEONATO

Jornal Online

VILA REAL: PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS PREOCUPA BOMBEIROS

Jornal Online

Deixe um comentário