JORNALONLINE
NACIONAL

INVESTIGADOR ALERTA PARA AUMENTO DE INCÊNDIOS DE SEXTA GERAÇÃO

O investigador Domingos Xavier Viegas alertou este domingo que os incêndios de sexta geração, como os que atingem atualmente Espanha e França, serão cada vez mais frequentes. O especialista da Universidade de Coimbra associa o fenómeno à elevada energia libertada pelas frentes de fogo.


O investigador Domingos Xavier Viegas, professor emérito da Universidade de Coimbra, alertou para a recorrência crescente de incêndios de sexta geração na Europa, motivada pelas alterações climáticas. Em declarações à agência Lusa, o especialista explicou que esta classificação se deve à energia libertada, que em eventos extremos ultrapassa os 60 megawatts por metro, inviabilizando o ataque direto às chamas.

Segundo o investigador, quando um incêndio liberta mais de 10 megawatts por metro, a capacidade de supressão é anulada. Registos recentes apontam para frentes de fogo com intensidades entre 20 e 60 megawatts, o que justifica a impossibilidade de controlo relatada pelas autoridades em países como Espanha e França. Xavier Viegas recordou que os grandes incêndios de 2017 em Portugal apresentaram características semelhantes.

Uma das particularidades destes fenómenos é a criação de condições meteorológicas próprias. O incêndio gera o seu próprio vento, tornando o comportamento do fogo imprevisível. Nestes cenários, o combate só é viável nos flancos ou na cauda, sendo que nem os meios aéreos pesados conseguem travar a frente principal. A estratégia passa pela criação de faixas de contenção com maquinaria pesada e pela prioridade absoluta à evacuação de populações para salvaguardar vidas humanas.


Redação

Subscreva Gratuitamente o JornalOnline no Google News.

VEJA AINDA:

ASAE FISCALIZA OPERADORES EM ESTAÇÕES E TERMINAIS NA “OPERAÇÃO GARE”

Jornal Online

MINHO: DESMANTELADA REDE INTERNACIONAL DE TRÁFICO DE DROGA

Jornal Online

QUASE TODO O CONTINENTE SOB AVISO AMARELO DEVIDO AO CALOR INTENSO

Jornal Online

FURTO DE PEÇAS DE AUTOMÓVEIS SOBE 19% NO PRIMEIRO SEMESTRE

Jornal Online

DISTRIBUIÇÃO DE VOUCHERS PARA MANUAIS ESCOLARES COMEÇA A 3 DE AGOSTO

Jornal Online

BRAGANÇA: DETIDO SUSPEITO DE BURLA PELO ESQUEMA “ROMANCE SCAM”

Jornal Online

Deixe um comentário